Ir para conteúdo principal
conteúdo do menu
Conteúdo Principal

Símbolos Municipais

Letra do Hino

Letra: Quartanistas 1969 | Música: Irmã Lina Toigo | Arranjo: Frei Nicolau Lucian


Nesta data gloriosa de tua emancipação
Nós queremos jubilosos te saudar numa oração

Salve, salve, Garibaldi neste dia trinta e um
Salve, Salve, Garibaldi neste dia trinta e um

Imigrantes te construíram, com bravura e destemor
Sacrifícios não mediram, pois te ergueram com amor
Garibaldi tua riqueza, são teus vinhos, parreirais
Tuas colinas verdejantes, tuas belezas naturais.

O teu povo idealista, é também hospitaleiro
Sente-se em casa o turista nacional e estrangeiro
Tua igreja é das mais lindas, tua praça é um primor
Lá no alto a doce Ermida, testemunha fé e amor.

Tuas crianças, lindas flores, são alegres e sadias,
Com seus risos e folguedos, enchem tudo de harmonia
Tuas escolas são prá frente, estudante são aos mil
Jovens fortes e briosos, esperança do Brasil.

Decreto Lei nº 562/1984

 

Logotipo Garibaldi – Terra do Champanha

Desenvolvida pela empresa Zon Design, o design da marca “Garibaldi – A Capital do Espumante” se refere ao fato de Garibaldi ser a pioneira brasileira na elaboração da refinada bebida. Como expressões diretas da marca, foram considerados os monumentos e a arquitetura histórica, a herança de diversas imigrações (especialmente a italiana e a francesa) os vinhos e espumantes, a natureza, o turismo rural, a iconografia colonial, religiosa e os mapas turísticos.

A marca de Garibaldi é resultado de um estudo baseado no Plano Municipal de e no Plano de Marketing, que contou sempre com o acompanhamento da Secretaria de Turismo e Cultura, de profissionais da área e com a colaboração dos empresários e trabalhadores do setor.

A tipografia "Garibaldi" é única, exclusivamente desenhada, apresentando uma forma orgânica que lembra o movimento do líquido na taça. A taça representa o brinde, a celebração e o espumante, símbolo de Garibaldi por ser a primeira produtora da bebida no Brasil. As estrelas estão diretamente associadas à comemoração, representando a vivacidade da história, a alegria do povo e a leveza da bebida. O roxo e o rosa representam a uva e o vinho, o dourado simboliza o espumante e a celebração, o verde e o azul lembram a Natureza. As cores criam uma atmosfera de festividade na marca e remetem à diversidade das atrações turísticas de Garibaldi.

 

Bandeira

A Bandeira Municipal de Garibaldi é esquartelada em cruz, sendo os quartéis azuis, separados ao centro por uma faixa larga branca carregada em abismo ao Brasão Municipal, de onde partem as faixas laterais estreitas dividindo os quartéis.

O estilo da Bandeira obedece à tradição da heráldica portuguesa, da qual herdamos os cânones e regras, com direito a opção pelos estilos terciado, esquartelado, sextavado ou oitavado, ostentando uma figura geométrica no topo, na tralha ou ao centro, onde o Brasão e aplicado, tendo por cores as mesmas constantes do campo do escudo.

O Brasão constante e flanco quartel triangular branco, conde é aplicado, representa a própria cidade se do Município; nas faixas que partem desse flanco quartel, dividindo o campo da bandeira em quartéis assim constituídos, representam as propriedades rurais existentes no mesmo.

Fonte: Lei Municipal Nº. 1.127, de 1º de outubro de 1971

 

Brasão

O Brasão Municipal de Garibaldi, assim se descreve em termos heráldicos: "Escudo samnítico, encimado pela coroa mural de oito torres, de argente, em, campo de argente, posto em abismo, em escudente de blau com três flores-de-liz de jalde em roquete, tendo em chefe um lambel de goles e timbrado de uma coroa de Conde; acantonados, cachos de pâmpanos ao natural. Como suporte à destra e sinistra do escudo, um listel de goles, contendo em letras argentinas o topônimo "GARIBALDI" ladeado pelos milésimos 1870 e 1900; firmados no listel.

O Brasão tem a seguinte interpretação simbólica:

a) o escudo samnítico, usado para representar o Brasão de Armas de Garibaldi, foi o primeiro estilo de escudo introduzido em Portugal por influência francesa herdado pela heráldica brasileira como evocativo da raça colonizadora principal formadora da nossa nacionalidade;

b) a coroa mural que o sobrepõe é o símbolo universal dos brasões de domínio que, sendo de argente (prata), de oito torres, das quais apenas cinco são visíveis em perspectiva no desenho, classifica a cidade representada na Segunda Grandeza, ou seja, sede de Comarca;

c) a cor argente (prata) do campo do escudo, e símbolo heráldico de paz, amizade, trabalho, prosperidade, pureza e religiosidade;

d) e abismo, centro ou coração do escudo, o escudete de blau (azul) com flores de liz de jalde (ouro) em roquete e o lambel de goles (vermelho) reproduz s armarias de Conde D`Eu, lembrando a colônia de Conde D`Eu que deu origem à cidade de Garibaldi.

e) a cor azul (blau) simboliza a justiça, nobreza, perseverança, zelo e lealdade; o metal ouro (jalde) representa a glória, grandeza, riqueza, esplendor, soberania; o vermelho (goles) é símbolo de amor-pátrio, dedicação, audácia, intrepidez, coragem, valentia;

f) acantonados, os cachos de pâmpanos (uvas) ao natural, lembram a viticultura, uma das principais atividades econômicas do Município;

g) no listal de goles (vermelho), em letras argentinas (prateadas), inscreve-se o topônimo identificador "GARIBALDI", tido em homenagem a Giuseppe Garibaldi, herói de dois continentes, um dos mais vigorosos braços posto a serviço da República Farroupilha; o milésimo de "1870" assinala a data da criação das Colônias Conde D`Eu e Princesa Isabel e, por conseguinte a da fundação da cidade e o milésimo de "1900" de sua emancipação política.

Fonte: Lei Municipal Nº. 1.127, de 1º de outubro de 1971.


Documento(s)

Conteúdo Rodapé