A Secretaria Municipal da Saúde, por meio do setor de Vigilância Ambiental, atua no combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, zica vírus e febre chicungunya. Dentre as ações, as equipes seguem com o plantio de crotalária em locais estratégicos e onde é diagnosticado locais propícios a criadouros e focos de mosquitos.
A crotalária é originária da Índia e geralmente é usada como adubo verde em plantações e também no controle de pragas. Sua flor de coloração amarela exala um odor que atrai as libélulas, que são predadores naturais do mosquito Aedes aegypti.
“As sementes da crotalária levam em média 8 dias para começar a brotar e de três a quatro meses para florescer. A expectativa é que nos próximos meses sejam plantadas cerca de 1.200 mudas”, explica o coordenador do Programa de Endemias, Carlos Veiga.
Nesta terça-feira (3), o setor de Vigilância Ambiental recebeu da Emater as caixas que serão utilizadas para o plantio das mudas, que posteriormente também serão distribuídas para a comunidade. Os interessados em receber as mudas ou semente podem entrar em contato com o departamento de Vigilância Ambiental pelo telefone (54) 3462-8197.
Fiscalização
Além disso, as equipes também atuam na fiscalização dos focos de mosquito. Denúncias podem ser feitas pelo telefone: (54) 3462-8197.
Fotos: Talita Contini Accadrolli