Ir para conteúdo principal
conteúdo do menu
Conteúdo Principal
06/12/2023 Secretaria Municipal da Saúde

Secretaria da Saúde promove ações de combate ao mosquito borrachudo

A Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Saúde, segue com o programa de combate ao mosquito borrachudo. Após a passagem da chuva, a equipe de Controle da Dengue e Simulídeos, coordenada por Carlos Veiga, retomou a aplicação do larvicida para controle do inseto, que está com bastante incidência no interior.

Além disso, o produto de combate ao borrachudo também está sendo distribuído para aplicadores voluntários. Após a aplicação, é realizado um monitoramento quinzenal, período de reprodução dos mosquitos.

A população é peça fundamental no processo de combate ao borrachudo, uma vez que esses insetos se proliferam em lugares com grande quantidade de matéria orgânica.

Veiga ressalta a importância de que fezes de animais e dejetos humanos, folhas, cascas de vegetais e o esgoto tenham tratamento adequado, e não sejam lançados nos córregos. “Os riachos e rios devem estar livres de qualquer lixo e as matas das margens devem ser protegidas, pois abrigam pássaros e insetos que se alimentam dos borrachudos”, explica.

Outra orientação é que as pessoas, especialmente os produtores rurais, utilizem repelentes a base de Citronela.

Fotos: Divulgação/SMS

Conteúdo Rodapé