Na manhã desta segunda-feira (17), a Prefeitura de Garibaldi, através da Secretaria Municipal de Obras, iniciou os trabalhos de limpeza da galeria e asfalto na Rua Vicente Faraon. O trecho da via, que faz ligação com a Rua João Missiaggia, ficou alagado neste domingo (16), por conta do grande volume de água que desceu da barragem Santa Mônica.
A secretaria disponibilizou uma escavadeira hidráulica para retirar detritos e outros materiais arrastados pela água, que poderiam comprometer a vazão da galeria. Outra máquina, com apoio de caminhão e da equipe, realizou a retirada do acúmulo de terra do asfalto.
De acordo com a Defesa Civil de Garibaldi, mais de 150 milímetros de chuva caíram sobre a cidade em 24h, entre a noite de sábado (15) e de domingo. Em alguns momentos, o órgão detectou uma precipitação de cerca de 3 mm por minuto.
Notificação à CORSAN
A Prefeitura de Garibaldi notificou extra judicialmente a Companhia Riograndese de Saneamento (CORSAN) na manhã desta segunda-feira. A Administração Municipal solicita um posicionamento da companhia, após o transbordamento da barragem Santa Mônica. O incidente ocasionou o alagamento de algumas vias da área urbana do município.
A notificação visa transparecer a situação junto à companhia, que não comunicou a Administração Municipal sobre os riscos de transbordamento. A Prefeitura, através do secretariado, embasada em alertas da Defesa Civil, já havia solicitado o escoamento da água para redução no nível da barragem, antes das chuvas previstas para os últimos dias.
Precauções do Município
Em diversos pontos da cidade, a Prefeitura realizou melhorias nas redes de drenagem, bem como a construção de mais bocas de lobo, visando escoar um maior volume de água. A limpeza das ruas também foi reforçada na última semana, para retirar resíduos que pudessem causar o entupimento de bueiros. No interior, a Prefeitura abriu valetas ao redor das estradas, para direcionar a água da chuva para a canalização.