Ir para conteúdo principal
conteúdo do menu
Conteúdo Principal
29/07/2022 Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária

Prefeitura de Garibaldi lança programa municipal de incentivo à irrigação rural

Programa Garibaldi Mais Água auxiliará agricultores familiares facilitando o acesso ao recurso e prevenindo efeitos de estiagens

COMPARTILHAR NOTÍCIA

A água é essencial para a atividade rural, garantindo o desenvolvimento adequado da produção, além de contribuir com a segurança alimentar e a geração de empregos. A disponibilidade desse recurso, no entanto, fica em risco em caso de secas, como a que ocorreu no último verão.

A Prefeitura de Garibaldi, em parceria com a EMATER, lançou, nesta quinta-feira (28), na reunião do Conselho de Desenvolvimento Rural, o programa Garibaldi Mais Água, no intuito de incentivar o uso sustentável da água e promover a irrigação entre os agricultores familiares. A iniciativa, proposta pelo Executivo, foi aprovada pela Câmara de Vereadores e, a partir de agora, torna-se lei no município.

O projeto atenderá todos os produtores que se enquadrem nos requisitos da legislação, disponibilizando a cada agricultor até 11 horas/máquina. Uma escavadeira hidráulica fará a abertura de reservatórios de água, limpeza e ampliação dos já existentes, bem como escavação de valas para colocação da tubulação para irrigação.

Além disso, também serão selecionados dez agricultores pela EMATER, que receberão 20 horas/máquina para implantação do sistema de irrigação. Estas participarão de projeto municipal de implantação de 10 Unidades de Referência Técnica para Viticultura e Olericultura, após sua aprovação na iniciativa e cadastramento pela entidade junto à Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária.

"Esse é um avanço muito importante para nosso interior. Queremos garantir que nossos agricultores tenham sistemas qualificados de irrigação, aumentando sua produtividade, evitando efeitos das secas e contribuindo ainda mais com o desenvolvimento do município", celebra o prefeito Sergio Chesini.

Em breve, os produtores poderão fazer sua solicitação junto à Secretaria de Agricultura. Para tanto, deverão apresentar documentos de identidade, inscrição de talão de produtor rural, solicitação dos serviços, comprovação de que é proprietário ou arrendatário das terras e Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF).

Para mais informações, os interessados poderão entrar em contato pelos telefones (54) 3462-8222 e (54) 3462-8213.

 

Fotos: Bruno Milan - Prefeitura de Garibaldi

Conteúdo Rodapé