Ir para conteúdo principal
conteúdo do menu
Conteúdo Principal
25/04/2024 Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Praça do Cactário Büneker recebe instalação de vigas e piso para o deck

COMPARTILHAR NOTÍCIA

As obras para a construção da nova Praça do Cactário Büneker avançaram nesta quarta-feira (24), com a colocação de vigas e piso para o deck, que será inaugurado no espaço. A etapa deu sequência à retomada dos serviços de terça (23), quando o solo foi nivelado.

Essa fase do serviço deve ser finalizada até o fim da semana, podendo sofrer modificações no prazo por conta de clima adverso. Segundo a empresa vencedora da licitação, e responsável pela execução da obra, a Betornart, o novo espaço para a comunidade deverá ser entregue em até quatro meses.

Sobre a obra

O projeto foi apresentado em fevereiro para a comunidade, pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O plano paisagístico irá valorizar ainda mais a Reserva Biológica Rudolfo Henrique Büneker, que tem por finalidade a proteção integral do Notocactus Link Var. Büneker.

Está previsto para o local: muro de contenção, passeios em piso intertravado, deck, pergolados e iluminação. Além disso, será construído um espaço de convivência, com uma infraestrutura onde os visitantes e a comunidade garibaldense poderão desfrutar e aproveitar a vista para a cidade.

Para iniciar os trabalhos de construção, foi necessário realizar a supressão dos eucaliptos em torno do espaço. Os eucaliptos perdem um grande volume de folhas que caem sob a reserva, prejudicando o desenvolvimento dos cactos, além de bloquearem a incidência de luz solar, que é fundamental para a espécie. No lugar das árvores removidas serão replantadas espécies nativas.

O Município já cumpriu as adequações no entorno da nova praça, para que a empresa licitada pudesse seguir com a execução do projeto. A Secretaria Municipal de Obras realizou a terraplenagem e rompimento de rochas para instalação das fundações do muro de contenção.

Fotos: Márcio Schinoff

Conteúdo Rodapé