Ir para conteúdo principal
conteúdo do menu
Conteúdo Principal
27/07/2022 Gabinete do Prefeito

NOTA DE ESCLARECIMENTO

COMPARTILHAR NOTÍCIA

Em relação à coleta de lixo no município, a Prefeitura de Garibaldi informa que, neste momento, está em processo de licitação de uma nova empresa que prestará o serviço à comunidade.

A licitação foi necessária em virtude da saída da empresa Navegantes - Limpeza Urbana Ltda, que assinou contrato com a gestão em 31/12/2020 e, durante o ano de 2021, prestou o serviço ao município.

Durante esse período, a empresa solicitou reequilíbrio de valores do contrato em três ocasiões. Em 25/08/2021, foi feito um aditamento em virtude da necessidade de dar conta do maior custo do diesel.

No final do ano, no entanto, a empresa decidiu por não renovar o contrato com a Prefeitura, o que exigiu um processo emergencial com dispensa de licitação para garantir esse serviço. Em 19/01/2022, a Biasotto e Cia Ltda. passou a fazer a coleta de lixo, enquanto a administração organizava um novo edital.

O contrato emergencial tinha duração de seis meses, encerrando-se em 18/07. A Biasotto optou por não seguir com o recolhimento até a data da nova licitação, o que exigiu a chamada de uma nova empresa, a Ambi Transportes Ltda, que iniciou seu trabalho na semana passada.

Por se tratar de uma situação temporária, a Prefeitura reitera a importância da cooperação de toda a comunidade. Estamos alinhando diretamente com a Ambi as questões de recolhimento dos resíduos para organizar as rotas e horários. Neste momento, a empresa está atuando em mutirão, nos turnos diurno e noturno, para garantir o atendimento à população.

Ao mesmo tempo, a gestão municipal, com responsabilidade e transparência, está conduzindo a nova licitação para garantir o melhor serviço em Garibaldi. O edital terá a definição das rotas e horários para o recolhimento de lixo — historicamente, esse processo indicava apenas o horário de início da coleta e os dias em que seriam realizados. 

Estamos atentos a eventuais problemas no serviço e agindo para que sejam corrigidos nesse momento emergencial. Caso seja necessário, entre em contato com a Secretaria do Meio Ambiente pelos telefones (54) 3462.8104 ou (54) 3462.8105.

Conteúdo Rodapé