Ir para conteúdo principal
conteúdo do menu
Conteúdo Principal
15/04/2024 Secretaria Municipal da Saúde

Departamento de Controle da Dengue segue com ações de conscientização em Garibaldi

Alunos das escolas Pedro Cattani e Sagrado Coração receberam a equipe para palestras sobre o tema

COMPARTILHAR NOTÍCIA

O Departamento de Controle da Dengue e Simulídeos segue com ações de combate ao Aedes Aegypti, em Garibaldi. A equipe, além de combater in loco os focos do inseto, conscientiza a população por meio de materiais e palestras. Recentemente, o departamento esteve na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Pedro Cattani e no Colégio Sagrado Coração de Jesus para falar com os alunos sobre a doença e como evitar seu transmissor.

No dia oito de abril, mais de 200 estudantes da Pedro Cattani acompanharam as instruções da equipe e os mascotes Dengão e Dengosa sobre como controlar a proliferação do mosquito. Já entre os dias 11 e 12, 140 alunos do 7º e 8º ano interagiram com os palestrantes do departamento sobre o mesmo tópico.  

Durante os encontros, foram debatidas ações simples de combate a Dengue, como tampar reservatórios de água parada, realizar limpezas regulares nas áreas interna e externa da residência, descartar o lixo da maneira correta, entre outras.  

Medidas preventivas

Os munícipes devem ficar atentos a reservatórios de água parada, que funcionam como o principal ambiente para focos do inseto. Para isso, alguns pontos merecem atenção redobrada:

- Armazene garrafas vazias, baldes e vasos com o gargalo para baixo;
- Descarte corretamente o lixo;
- Elimine objetos que acumulem água parada;
- Faça limpezas e revise regularmente áreas internas e externas da residência;
- Retire os pratos dos vasos de plantas ou coloque areia até a borda;
- Mantenha caixas d'água, poços, barris e lixeiras bem vedados;
- Mantenha calhas desobstruídas e livre de folhas e gravetos;
- Trate a água da piscina com produtos.

Sintomas da dengue

Febre alta, entre 39°C e 40°C, com duração de dois a sete dias, dor atrás dos olhos, na cabeça, no corpo e nas articulações, mal-estar geral, náusea, vômito, diarreia, manchas vermelhas na pele com ou sem coceira, são os principais sintomas da dengue.

Fotos: Divulgação

Conteúdo Rodapé