Ir para conteúdo principal
conteúdo do menu
Conteúdo Principal
24/04/2024 Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Departamento de Bem-Estar Animal realiza palestras em escolas

COMPARTILHAR NOTÍCIA

Visando conscientizar sobre adoção, maus-tratos e outros temas relacionados à causa animal, nesta segunda-feira (22), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), por meio do Departamento de Bem-Estar Animal, iniciou uma série de palestras informativas em todas as escolas do município. Os encontros, de momento, atendem crianças do pré ao 9º ano.

Os momentos de conhecimento abrangem assuntos como o que é considerado maus-tratos aos animais perante a lei municipal, a importância da adoção consciente, os programas desenvolvidos pela Administração Municipal, como o Banco de Ração e Utensílios Animais e as castrações de machos e fêmeas, além de informar sobre sua importância, suas vantagens e outras informações.

O departamento também abordou o censo que está sendo realizado para o controle populacional de cães e gatos em Garibaldi. 

 

Banco de Rações e Utensílios

O projeto consiste no recebimento de rações para cães e gatos, e utensílios para animais domésticos, como coleiras, potes, camas e casinhas. Para a realização das doações, além da sede da SMMA, estão disponíveis pontos de coleta nos seguintes estabelecimentos: Agropet Novo Eldorado, Agropet Alfândega, Agropet São Francisco, Agropet Flores, Agropet São Lucas, Casa das Rações Marasca, Agromais, Tripet RS Agropet e Agroveterinária Casa e Campo.

Os donativos são destinados para protetores de animais independentes; organizações não governamentais, entidades e instituições ligadas à causa animal, devidamente constituídas; e famílias cadastradas e assistidas, ou não, por entidades assistenciais que possuam animais e que comprovem condições de vulnerabilidade social.

 

Sobre o Censo

A campanha visa fazer um levantamento para atualizar a quantidade de animais castrados ou não no município, de forma que possa ser oferecido o serviço tanto para machos quanto para fêmeas. O propósito é também diminuir o número de ninhadas (caninos e felinos), com o intuito de reduzir o índice de abandono de animais na cidade.

O censo está sendo realizado através desse link, que também estará disponível nas redes sociais da Prefeitura de Garibaldi e do Departamento de Bem-estar Animal. Assim, cada pessoa poderá preencher os dados dos seus pets de maneira a colaborar com a pesquisa. 

O questionário também está sendo oferecido de forma física, em visitas do departamento a domicílio, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de cada bairro e em todas as escolas de Garibaldi, além de cartazes que estão espalhados pela cidade, atentando a todos os moradores a participar da campanha.

 

Fotos: Divulgação Departamento de Bem-Estar Animal 

Conteúdo Rodapé