Os três selecionados de Garibaldi para participar do Programa Internacional de Especialização em Tecnologia dos Vinhos Espumantes – Método Martinotti Italiano já estão na Itália. Ana Carolina Fernandes Morlin, Letícia Conzati Agostini e Pedro Henrique Coppi Lorenzini embarcaram no sábado (26) e permanecem no país até novembro, participando de aulas e visitas técnicas voltadas à vitivinicultura.
Em Conegliano, os primeiros dias foram de adaptação ao fuso horário e à rotina, mas também de descobertas. Os três destacam a receptividade que encontraram e a identificação com a cidade italiana.
“Conegliano lembra bastante Garibaldi, principalmente por essa relação forte com a uva, o vinho e a viticultura, isso faz com que a gente se sinta em casa”, comenta Letícia.
As aulas na Scuola Enologica “G. B. Cerletti” já começaram, com atividades introdutórias e contato com professores e a estrutura da instituição. O grupo também realizou a primeira visita a uma vinícola da região, onde puderam observar de perto a elaboração do Prosecco e as características que diferenciam a produção italiana da brasileira.
Para Pedro, que trabalha na Vinícola Peterlongo, a experiência representa uma oportunidade de aprofundar conhecimentos em uma área diretamente ligada à identidade de Garibaldi. “É uma honra para mim me aprofundar ainda mais na elaboração de espumantes, produto que a nossa cidade tem tanto apreço e capacidade para elaborar com uma qualidade excelente”, destaca.
Além do aprendizado profissional, a experiência também tem um significado pessoal para Ana, que destaca a oportunidade de conhecer a região de origem de seus antepassados e compartilhar um pouco da cultura de Garibaldi. “É uma experiência única não só na minha vida, mas também na dos meus colegas e amigos, que vamos ser família agora por três meses”, afirma.
A expectativa dos participantes é que os conhecimentos adquiridos durante o período na Itália também sejam compartilhados com o setor vitivinícola de Garibaldi. “Existe uma responsabilidade grande de levar esse conhecimento de volta, não só para o nosso trabalho, mas também para a nossa região”, ressalta Letícia.
Parceria garante apoio aos participantes
O programa é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Garibaldi, a Associação dos Vinicultores de Garibaldi (AVIGA), a Scuola Enologica “G. B. Cerletti” e os Comuni di Conegliano e di Follina, na Itália.
Como parte do apoio oferecido pelo Município, são custeadas as passagens aéreas internacionais de ida e volta dos três participantes. As instituições italianas oferecem a especialização, a estrutura acadêmica e a alimentação durante os dias de aula, enquanto os Comuni di Conegliano e di Follina são responsáveis pela hospedagem. A seleção e o acompanhamento dos participantes são coordenados pela AVIGA.