Evento segue até esta terça-feira (3), contando com 17 painéis
Na manhã desta segunda-feira (2), teve início a XII Jornada JucisRS de Interiorização em Garibaldi. O encontro ocorre na Câmara de Indústria e Comércio (CIC) até esta terça-feira (3) e conta com 17 painéis de temáticas com foco no incentivo ao empreendedorismo, novas tecnologias e ao registro mercantil.
A presidente da Junta Comercial, Lauren de Vargas Momback, abriu a XII Jornada JucisRS de Interiorização destacando a capacidade do estado em desenvolver e desburocratizar a máquina pública através da troca de informações. “Acreditamos no crescimento econômico de todas as regiões do Rio Grande do Sul, nosso País tem competência para avançar cada vez mais. Nestes dois dias de Jornada queremos proporcionar troca de experiências e criar um ambiente de incentivo as novas tecnologias que estão disponíveis e fomentarão o empreendedorismo", finalizou.
O coordenador da Redesim, Silvio Moisés Ramão, falou sobre a importância da integração, proporcionada pelo evento. “A Jornada começou com esse intuito de levar a Redesim para o interior e melhorar a integração com os municípios. Hoje, ela torna-se um evento sobre ambiente de negócios, sobre empreendedorismo e teremos muitos painéis sobre isso, de interesse de diferentes atores, do poder público, de empreendedores, de profissionais, em um ambiente que vai fazer com certeza termos grandes ideias”, destacou.
O secretário de Inovação e Empreendedorismo, Daniel Deconti, destacou o trabalho de desburocratização realizado no município. “Em 2023, registramos 118 novas empresas no primeiro semestre, o que significa um aumento de 14,5% se compararmos ao mesmo período de 2022. Garibaldi conta hoje com aproximadamente 6,2 mil CNPJs ativos e o nosso tempo de abertura de uma empresa que era de 7h50 min em 2021 passou para 4h10 min, aproximadamente. Isso é reflexo do trabalho realizado pela Junta Comercial através da sua equipe. Sediar a 12º Jornada aqui em Garibaldi é um orgulho para nós”, pontuou.
Já o prefeito de Garibaldi, Sério Chesini celebrou os 123 anos de emancipação do município enfatizando que o evento tem grande importância para o avanço da cidade na busca pela desburocratização. “Abrimos as comemorações da nossa cidade com esse fabuloso evento, para debater a diminuição da burocracia e a agilidade no atendimento aos empreendedores. Poder sediar a 12ª Jornada de Interiorização é mais uma prova do engajamento da administração municipal com as nossas indústrias, comércio e serviços. Esses dois dias de evento visam qualificar os setores, enaltecer as trocas de ideias, buscando desburocratizar e desenvolver nossos ambientes de negócios. A Prefeitura está ao lado de quem faz a comunidade avançar. Juntos, podemos construir uma Garibaldi cada vez melhor e um estado cada vez mais pujante”, enfatizou.
O painel “Selo Emfrente Mulher: uma iniciativa gaúcha”, ministrado pela diretora da Escola JucisRS, Priscila Buhler, abriu a programação desta manhã. A diretora explica que a iniciativa visa segurança e o destaque da mulher em seu ambiente profissional. “O empreendedorismo pode salvar vidas, pois muitas vezes, para sair de uma situação de violência doméstica, a mulher precisa ter sua independência financeira. É nosso dever incentivar essas mulheres”, refere Priscila.
Confira a programação completa:
2 de outubro | segunda-feira
14h - Aspectos sobre a nova lei de licitações
15h - Migração do trabalhador CLT para autônomo
15h30 - Smart Cities 360: inovação, tecnologia, empreendedorismo e o futuro das cidades inteligentes
16h45 - Transformação digital e inovação: promovendo a inclusão digital para todos
17h30 - Startup Legal
19h - Empreendedorismo feminino
3 de outubro | terça-feira
8h30 - Credenciamento
9h - Conselho Estadual de Desburocratização e Empreendedorismo
10h - Padronização dos cadastros municipais para a melhoria do ambiente de negócios no RS
11h - Registro de Sociedades: JUCISRS, OAB e cartórios
14h - Estratégia de governo digital no âmbito estadual e municipal
15h - Parametrização dos riscos das atividades para licenciamentos no integrador estadual
16h - Oficinas de instrumentos societários: empresas limitadas
19h - A reforma tributária: perspectivas e preocupações
Fotos: Laura Kirchhof/ Wagner Schneiders