Prefeitura Municipal de Garibaldi

Município de Garibaldi
inicial / secretarias e Órgãos / turismo e cultura / film commission

Film Commission

Film Commission
Film Commission

Um filme, seja ele da indústria cinematográfica ou publicitário, movimenta a economia local quando desloca uma equipe para filmagens. Em troca, o município ganha visibilidade, mídia espontânea, engajamento da comunidade e do comércio, movimentando a rede hoteleira e gastronômica. Com esse intuito, na segunda-feira, dia 15 de julho, iniciaram os registros fotográficos de possíveis locações na cidade para compor o Garibaldi Film Comission.

O projeto, realizado através da Secretaria de Turismo e Cultura de Garibaldi, visa captar produções cinematográficas na cidade, estabelecendo parcerias com o trade local e produtoras de cinema, atuando como um facilitador na realização e na viabilização destas produções.

Apenas nesta semana, já foram visitados mais de 21 estabelecimentos, entre Vinícolas, Rotas Turísticas e Casarões Históricos. O processo está em fase intermediária: a primeira consiste em fazer um levantamento sobre o potencial histórico, cultural, geográfico e econômico da cidade para a criação do Guia de Produção, a segunda, então, em realizar o registro fotográfico e a terceira na produção textual e apresentação dos resultados.

A secretária de Turismo e Cultura de Garibaldi, Ivane Fávero, entende que a mídia espontânea na contemporaneidade é o aval máximo da promoção de um destino. Desta forma, o projeto se faz muito pertinente ao reconhecer as particularidades da região, dos roteiros de Garibaldi e do potencial de promoção turística através da produção audiovisual. “Com o Garibaldi Film Comission poderemos vender nosso destino de maneira adequada ao que produtores cinematográficos desejam, possibilitando o crescimento de todos os setores da cidade e de um reconhecimento maior por parte de possíveis visitantes", destaca.

A apresentação oficial do Garibaldi Film Commission está prevista para a segunda semana de agosto, onde, como resultado, será divulgado um guia prático de assessoria à produções audiovisuais no município.

Film Commission é um conceito internacional que tem por objetivo captar e assessorar produções audiovisuais, sejam elas séries, documentários, longas ou curtas-metragens. Em funcionamento só existem duas no estado: Bento Film Commission e Pelotas Film Commission.

Outros municípios estão com projetos em andamento, porém, até então, nada está formalizado. Garibaldi já serviu de cenário anteriormente para a gravação do clip da música "Frete", gravado pelos músicos Chitãozinho e Xororó, assim como o DVD da dupla, "Chitãozinho e Xororó Ao Vivo em Garibaldi". Outra produção de sucesso foi o longa infantil “A Casa Verde”.

Fotos