Prefeitura Municipal de Garibaldi

Município de Garibaldi
inicial / secretarias e Órgãos / turismo e cultura / fenachamp 2013

Fenachamp 2013

02/03/2015

Oficina Educação do Gosto contou com mais de 30 participantes

Oficina Educação do Gosto contou com mais de 30 participantes
Oficina Educação do Gosto contou com mais de 30 participantes

A oficina Educação do Gosto reuniu mais de 30 pessoas na última quinta-feira, 25 de fevereiro, na Confraria da Tramontina. A atividade, realizada pelo convivium Primeira Colônia Italiana, ligado ao movimento Slow Food, teve como proposta abordar a percepção sensorial na gastronomia.

Ao início da oficina, a Secretária de Turismo e Cultura de Garibaldi e líder do convivium Primeira Colônia Italiana, Ivane Fávero, apresentou o Slow Food e sua filosofia, bem como os projetos que são desenvolvidos pelo no município. Em seguida, a nutricionista Renata Boscaini David explicou como ocorre a percepção dos alimentos e dos distintos sabores por meio dos sentidos.

Ao fim, o chef Rodrigo Bellora realizou uma dinâmica prática. Todos os presentes foram vendados e degustaram alimentos com o objetivo de perceber os diferentes sabores e sensações que eles provocavam.

A atividade integra o calendário de eventos Veraneio da Vindima, que é promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, e segue até 15 de março. Informações no fone (54) 3462 8235.

O Slow Food
O princípio básico do movimento é o direito ao prazer da alimentação, por meio do uso de produtos artesanais de qualidade especial, produzidos de forma a respeitar tanto o meio ambiente quanto as pessoas responsáveis pela produção. O Slow Food opõe-se à tendência de padronização do alimento no mundo e defende a necessidade de que os consumidores estejam bem informados, de forma a tornarem-se coprodutores.

Os convivia articulam relações com os produtores, fazem campanhas para proteger alimentos tradicionais, organizam degustações e palestras, e encorajam os chefs a usar alimentos regionais. O mais importante: cultivam o gosto ao prazer e à qualidade de vida no dia-a-dia.

Quem tiver interesse em participar pode entrar em contato no e-mail ivanefa@gmail.com e solicitar a ficha de adesão. O valor a ser pago para o Slow Food Internacional é de R$ 50 anuais.

veja a notícia com fotos e downloads