Prefeitura Municipal de Garibaldi

Município de Garibaldi
inicial / secretarias e Órgãos / turismo e cultura

Turismo e Cultura

Turismo e Cultura
Turismo e Cultura

Secretário de Turismo e Cultura: Paulo Salvi

As principais funções da Secretaria de Turismo e Cultura são:

Promover o desenvolvimento sustentável do turismo do Município através de seus variados aspectos turísticos;

Preservar, valorizar e desenvolver os recursos e ações tendentes aos aspectos turísticos, assim como explorar o seu potencial, visando sempre o melhor alcance;

Planejar, coordenar e executar programas, eventos e atividades, apoiar as iniciativas da comunidade, voltadas às atividades turísticas e culturais;

Divulgar o Município em âmbito regional, estadual, nacional e internacional, promovendo os valores e as potencialidades do Município.

Informações gerais:

Endereço: Júlio de Castilhos, 254
Telefone: (54) 3462-8235
Email: turismo@garibaldi.rs.gov.br
Horário de atendimento ao público: 8h - 11h30min | 13h30min - 17h

Centro de Atendimento ao Turista - CAT
Endereço: RSC 470, entrada para o Parque da Fenachamp
Telefone: (54) 3464-0796
Horário de atendimento: Diariamente das 9h às 16h

Turismo e Cultura: Última notícia

24/04/2018

Garibaldi lança Rota Cinematográfica

Garibaldi lança Rota Cinematográfica
Garibaldi lança Rota Cinematográfica

Novo produto turístico contempla 15 locações garibaldenses

Desde a criação da Garibaldi Film Commission, em 2013, o Município deu o primeiro passo efetivo para se tornar um destino de produções audiovisuais, bem como de se tornar referência no Rio Grande do Sul - e no Brasil - para o turismo cinematográfico. Assim, surge um novo produto turístico, que contempla os destinos e cenários onde as narrativas ocorreram. O lançamento da rota “Garibaldi: uma cidade de cinema” está previsto para o próximo dia 8 de maio, terça-feira, às 19h, na Estação Férrea de Garibaldi.

A Rota, que será autoguiada, terá a sinalização em 15 pontos distintos de Garibaldi, na cidade e no interior. Além de um folder explicativo, cada local contará com a sinalização de placas em aço. Em todas, haverá a marca da rota, uma breve explicação do local e de cada uma das produções recebidas.

Com a grande procura de cenários com a característica da Serra, Garibaldi percebeu a importância de fomentar a vinda de produtores, diretores e equipes de audiovisuais. A demanda frequente e a consequente gravação de filmes, novelas, projetos musicais e comerciais fizeram Garibaldi perceber o fenômeno mundial do chamado “turismo cinematográfico”. Existem diversos exemplos internacionais do impacto de filmes e séries de TV no aumento do turismo e visitas a locações específicas para promover o nome e a identidade de cidades ou países. De acordo com o Ministério do Turismo (Mtur), os dados da Agência Nacional de Cinema (Ancine) mostram que o setor audiovisual movimenta mais de R$ 16 bilhões por ano.

O projeto, desenvolvido em parceria com o Sebrae/RS, teve início ainda em 2016, mesmo ano do registro da marca no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Para o secretário de Turismo e Cultura, Paulo Salvi, a Rota é mais uma valiosa opção de turismo para quem visita Garibaldi. “Diversificamos nossa oferta com esta rota moderna e rica culturalmente. Sem dúvida, a qualidade de patrimônio paisagístico e cultural de Garibaldi conta na escolha de produtores e diretores, sendo a Rota Cinematográfica uma forma de atrair visitantes e também de eternizar os locais importantes do município nas telas”, acredita.

A idealização da Rota Cinematográfica é da Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura. O Sebrae/RS apoia o projeto e a Giordani Turismo é parceira no evento do lançamento.

veja a notícia com fotos e downloads