Prefeitura Municipal de Garibaldi

Município de Garibaldi
inicial / secretarias e Órgãos / segurança e mobilidade urbana

Segurança e Mobilidade Urbana

Segurança e Mobilidade Urbana
Segurança e Mobilidade Urbana

Secretário e coordenador da Defesa Civil: Carlo Mosna

As principais funções da Secretaria da Segurança e Mobilidade Urbana são:

Desenvolver e implantar políticas que promovam a proteção ao cidadão, articulando e integrando os organismos governamentais e a sociedade, visando organizar e ampliar a capacidade de defesa da população;

Planejar, operacionalizar e executar ações voltadas para a segurança da comunidade, dentro de seus limites de competência;

Promover, junto aos órgãos de Segurança atuantes no Município, a cooperação nas atividades, objetivando à otimização de suas ações;

Indicar prioridades na área de Segurança Pública no âmbito municipal;

Incentivar o relacionamento da comunidade com as forças de Segurança Pública;

Fiscalizar e operar o funcionamento das câmeras de vigilância;

Promover a articulação, coordenação, integração, execução e avaliação das políticas públicas municipais de trânsito e transportes;

Controlar e a fiscalizar o uso do espaço viário;

Gerenciar o sistema de sinalização horizontal, vertical e semáforos do sistema viário;

Regulamentar o uso das vias públicas oficiais, sob a jurisdição do Município, planejando e controlando o tráfego e a sinalização nas mesmas;

Realizar a varrição, capina, pintura de ruas e logradouros públicos;

Coordenar, orientar, controlar e fiscalizar o transporte público municipal de passageiros e de escolares;

Organizar, regulamentar e permitir a prestação de serviços de táxi (transporte individual de passageiros de veículos de aluguel);

Regulamentar, controlar, fiscalizar e operar o estacionamento rotativo pago nas vias públicas municipais;

Regulamentar o trânsito de veículos, pedestres, animais e promover o desenvolvimento da circulação e da segurança de ciclistas;

Integrar-se a outros órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito para fins de arrecadação e compensação de multas impostas na área de sua competência, com vistas à unificação do licenciamento, à simplificação e à celeridade das transferências de veículos e de prontuários dos condutores de uma para outra unidade da Federação.

Os departamentos ligados à Secretaria da Segurança e Mobilidade Urbana são:

Departamento de Segurança, Departamento de Mobilidade Urbana, Divisão de Sinalização, Divisão de Infrações de Trânsito, Setor de Transporte e Trânsito, Setor de Serviços Gerais e Setor de Serviços Administrativos (NR).

DEFESA CIVIL:

Contato: (54) 99921-6208

Informações gerais:

Endereço: Júlio de Castilhos, 254
Telefone: (54) 3462-8258
Email: transito@garibaldi.rs.gov.br
Horário de atendimento ao público: 8h - 11h30min | 13h30min - 17h

Segurança e Mobilidade Urbana: Última notícia

08/11/2019

Quatro viaturas são entregues em Garibaldi

Quatro viaturas são entregues em Garibaldi
Quatro viaturas são entregues em Garibaldi

A segurança dos garibaldenses conta com novos recursos a partir desta sexta-feira, dia 8, quando foram entregues quatro novas viaturas pela Administração Municipal.

Dois automóveis Chevrolet Cruze foram adquiridos pela Prefeitura, pela Secretaria Municipal da Segurança e Mobilidade Urbana, um destinado à Polícia Civil (PC) e outro à Brigada Militar (BM).

Também foi oficializada a entrega de uma Palio Weekend Adventure à BM, proveniente do programa RS Seguro, cuja destinação dos veículos foi anunciada na última semana, pelo Governo do Estado.

Os agentes de trânsito municipais também passam a contar com um novo veículo, uma Doblô que já integrava a frota da Prefeitura e foi especialmente adaptada para a função. “Esta viatura dará suporte ao trabalho de fiscalização de trânsito e proporcionará um atendimento melhor à comunidade”, avalia o secretário Carlo Mosna. Ele acrescenta que as demais viaturas são um reconhecimento ao trabalho que a Polícia Civil e a Brigada Militar fazem pela comunidade de Garibaldi.

Ao oficializar a entrega dos veículos, o prefeito Antonio Cettolin destacou o investimento de mais R$ 1,5 milhão na área da segurança apenas nos últimos meses, entre a aquisição das duas viaturas, o novo sistema de videomonitoramento e a construção da sede do 3º Batalhão Rodoviário da BM. “Além disso, anualmente destinamos R$ 1 milhão para os bombeiros”, acrescentou.

O resultado do trabalho para a segurança da comunidade local está refletido na redução dos índices de violência e criminalidade ao longo de 2019, conforme afirmaram o delegado da Polícia Civil de Garibaldi, Clóvis Rodrigues de Souza, e o juiz de direito da comarca de Garibaldi, Gérson Martins da Silva.

De acordo com o delegado regional da Polícia Civil, Paulo Roberto Rosa da Silva, a parceria entre o poder público municipal e os órgãos de segurança existente em Garibaldi é uma das melhores a nível regional.

“É muito importante que as pessoas conheçam o trabalho feito pelos órgãos de segurança, porque isso precisa do envolvimento de todos”, afirmou o deputado federal Ronaldo Santini, que participou do evento.

Ainda agradeceram o resultado do trabalho o subcomandante do 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (3º BPAT), major Luís Fernando Becker, e o presidente do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro), Diogo Ongaratto.

veja a notícia com fotos e downloads

Conteúdo Relacionado