Prefeitura Municipal de Garibaldi

Município de Garibaldi
inicial / secretarias e Órgãos / saúde

Saúde

Saúde
Saúde

Secretária: Simone Agostini de Moraes

As principais funções da Secretaria da Saúde são:

Desenvolver atividades relativas à saúde pública e ao bem-estar social dos munícipes;

Planejar, orientar, executar e fiscalizar a política de saúde da administração municipal, mantendo estudos estatísticos sobre ações de saúde;

Encarregar-se da execução de saúde preventiva em todas as áreas de sua competência, com ênfase às doenças que causam maior índice de mortalidade no Município, prestando assistência, inclusive odontológica, farmacêutica e saúde mental;

Adotar medidas para prestação de serviços de proteção à gestante, à criança, ao adolescente e ao idoso, realizando estudos e pesquisas acerca dos problemas de saúde da família;

Educar, informar e assistir à família, quanto ao planejamento familiar;

Pesquisar e planejar as possibilidades de controle e erradicação de doenças transmissíveis, mantendo redes de postos de notificação, investigações epidemiológicas e ações de bloqueio e redução de danos à saúde dos munícipes.

Estão ligados à Secretaria os seguintes Departamentos:

Assistência à Saúde Pública, Assistência Odontológica, Encaminhamento a Serviços Especializados de Saúde, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Vigilância Ambiental e Serviço de Inspeção Municipal.

Informações gerais:

Endereço: Júlio de Castilhos, 254
Telefone: (54) 3462-8263
Email: saude@garibaldi.rs.gov.br
Horário de atendimento ao público: 8h - 11h30min | 13h30min - 17h

Saúde: Última notícia

11/12/2017

Dezembro Laranja traz alerta sobre o câncer de pele

Dezembro Laranja traz alerta sobre o câncer de pele
Dezembro Laranja traz alerta sobre o câncer de pele

Após os meses dedicados à prevenção ao câncer de mama e de próstata, a chegada do verão pede um novo cuidado: o Dezembro Laranja incentiva a atenção para o câncer de pele.

Para estimular os cuidados da população, a Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, promove a 16ª Campanha de Combate ao Câncer de Pele. No próximo sábado, dia 16, uma dermatologista examinará lesões de pele sugestivas de câncer no Posto de Saúde Central. Para participar, é preciso agendar atendimento pessoalmente ou pelo telefone (54) 3462-8138.

O objetivo é identificar precocemente lesões que podem evoluir para o câncer de pele. O verão é a época de redobrar a atenção, já que é o período com maior incidência de radiação solar, a principal causa do câncer de pele.

Cuidados
A melhor forma de prevenção é a proteção. As recomendações da Sociedade Brasileira de Dermatologia incluem o uso de chapéu ou boné, óculos de sol e protetor solar diariamente, independentemente da estação do ano. O horário indicado para pegar sol é antes das 10h e depois das 16h.

Identificação
A regra do "ABCDE da pinta" ajuda na suspeita de uma lesão maligna e sinaliza a necessidade de um atendimento médico:

A - Assimetria: pintas perigosas tendem a ter um formato assimétrico.

B - Bordas: lesões malignas apresentam bordas irregulares, dentadas ou com sulcos.

C - Cor: a coloração não é a mesma em toda a pinta.

D - Diâmetro: lesões que crescem rápido de diâmetro, principalmente maiores que 6mm, levam a uma suspeita maior de lesão maligna.

E - Evolução: toda pinta que mudar (mudança de cor, formato, tamanho e relevo) em curto período de tempo (1 a 3 meses) deve ser examinada por um dermatologista.

Estatísticas
O câncer da pele é o tipo da doença mais incidente no Brasil, com 176 mil novos casos ao ano. É mais comum em pessoas com mais de 40 anos. Pessoas de pele clara, sensível à ação dos raios solares, ou com doenças cutâneas prévias, são as principais vítimas. A maioria dos casos de câncer da pele pode ser evitada com medidas simples de proteção solar.

veja a notícia com fotos e downloads