Prefeitura Municipal de Garibaldi

Município de Garibaldi
inicial / secretarias e Órgãos / saúde

Saúde

Saúde
Saúde

Secretária: Diane Pascoaletto

As principais funções da Secretaria da Saúde são:

Desenvolver atividades relativas à saúde pública e ao bem-estar social dos munícipes;

Planejar, orientar, executar e fiscalizar a política de saúde da administração municipal, mantendo estudos estatísticos sobre ações de saúde;

Encarregar-se da execução de saúde preventiva em todas as áreas de sua competência, com ênfase às doenças que causam maior índice de mortalidade no Município, prestando assistência, inclusive odontológica, farmacêutica e saúde mental;

Adotar medidas para prestação de serviços de proteção à gestante, à criança, ao adolescente e ao idoso, realizando estudos e pesquisas acerca dos problemas de saúde da família;

Educar, informar e assistir à família, quanto ao planejamento familiar;

Pesquisar e planejar as possibilidades de controle e erradicação de doenças transmissíveis, mantendo redes de postos de notificação, investigações epidemiológicas e ações de bloqueio e redução de danos à saúde dos munícipes.

Estão ligados à Secretaria os seguintes Departamentos:

Assistência à Saúde Pública, Assistência Odontológica, Encaminhamento a Serviços Especializados de Saúde, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Vigilância Ambiental e Serviço de Inspeção Municipal.

Informações gerais:

Endereço: Júlio de Castilhos, 254
Telefone: (54) 3462-8263
Email: saude@garibaldi.rs.gov.br
Horário de atendimento ao público: 8h - 11h30min | 13h30min - 17h

Saúde: Última notícia

28/09/2020

Campanha Nacional contra Poliomielite e Multivacinação inicia no dia 5

Campanha Nacional contra Poliomielite e Multivacinação inicia no dia 5
Campanha Nacional contra Poliomielite e Multivacinação inicia no dia 5

Crianças e adolescentes terão mais uma oportunidade de manter suas vacinas em dia. De 05 a 30 de outubro, ocorre a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação, em uma iniciativa do Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral do Programa de Imunizações, juntamente às secretarias estaduais e municipais da Saúde. No município há 5.504 crianças na faixa etária compreendida pela campanha.

Devem receber a vacina da poliomielite crianças de um ano a menores de cinco, com estratégias diferenciadas para as crianças menores de um ano e para aquelas na faixa etária de 1 a 4 anos de idade. O público-alvo da multivacinação, são crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. Serão oferecidas as vacinas da rotina, a fim de melhorar a cobertura vacinal e resgatar a população não vacinada ou com esquemas de vacinação incompletos.

A campanha ocorrerá entre os dias 05 a 30 de outubro, sendo realizada nas unidades básicas de saúde Central, São Francisco, Santa Terezinha e Chácaras a verificação e atualização da caderneta vacinal.

No sábado, dia 3 de outubro, das 8h às 12h, será realizado na UBS Fenachamp, a verificação de caderneta e todas as vacinas estarão disponíveis para a população do bairro.

O Dia D da campanha, acontece no sábado, 17 de outubro, quando as UBSs estarão abertos das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia, exclusivamente para a vacinação.

É fundamental que toda a população-alvo compareça aos serviços de saúde levando a caderneta de vacinação, documento de identidade (RG) e cartão do SUS, para que os profissionais possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas para completar o esquema vacinal.

Ainda estamos em tempos de conter a pandemia do coronavírus, sendo assim, solicita-se que apenas um adulto esteja acompanhando a criança. Serão mantidos todos os cuidados com relação ao distanciamento social, uso de máscaras e do álcool em gel.

Qualquer dúvida sobre a manutenção das vacinas, em todas as faixas etárias, pode ser esclarecida junto às UBSs, ou pelo telefone (54) 3462-8138.

veja a notícia com fotos e downloads