Prefeitura Municipal de Garibaldi

Município de Garibaldi
inicial / secretarias e Órgãos / saúde

Saúde

Saúde
Saúde

Secretária: Simone Agostini de Moraes

As principais funções da Secretaria da Saúde são:

Desenvolver atividades relativas à saúde pública e ao bem-estar social dos munícipes;

Planejar, orientar, executar e fiscalizar a política de saúde da administração municipal, mantendo estudos estatísticos sobre ações de saúde;

Encarregar-se da execução de saúde preventiva em todas as áreas de sua competência, com ênfase às doenças que causam maior índice de mortalidade no Município, prestando assistência, inclusive odontológica, farmacêutica e saúde mental;

Adotar medidas para prestação de serviços de proteção à gestante, à criança, ao adolescente e ao idoso, realizando estudos e pesquisas acerca dos problemas de saúde da família;

Educar, informar e assistir à família, quanto ao planejamento familiar;

Pesquisar e planejar as possibilidades de controle e erradicação de doenças transmissíveis, mantendo redes de postos de notificação, investigações epidemiológicas e ações de bloqueio e redução de danos à saúde dos munícipes.

Estão ligados à Secretaria os seguintes Departamentos:

Assistência à Saúde Pública, Assistência Odontológica, Encaminhamento a Serviços Especializados de Saúde, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Vigilância Ambiental e Serviço de Inspeção Municipal.

Informações gerais:

Endereço: Júlio de Castilhos, 254
Telefone: (54) 3462-8263
Email: saude@garibaldi.rs.gov.br
Horário de atendimento ao público: 8h - 11h30min | 13h30min - 17h

Saúde: Última notícia

13/11/2019

Abuso de substâncias químicas foi tema de palestra em Garibaldi

Abuso de substâncias químicas foi tema de palestra em Garibaldi
Abuso de substâncias químicas foi tema de palestra em Garibaldi

A realidade sobre o uso de entorpecentes no Brasil e no mundo foi tema de palestra na última segunda-feira, dia 11. O psiquiatra César Reichert explanou o assunto à comunidade no auditório da CIC, em uma realização da Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), e o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad).

A SMS de Garibaldi conta com o programa “A vida nas suas mãos”, que realiza ações preventivas e de tratamento de dependência química. “Desde 2008, quando nosso programa começou, a realidade mudou. Muitos jovens de 13 e 14 anos começaram a aparecer, aumentaram os casos de depressão, comportamentos suicida, crises de pânico e surtos psicóticos”, citou a assistente social, Mônica de Antoni Farias.

Cerca de 35 milhões de pessoas já foram diagnosticadas com transtornos causados por substâncias químicas no mundo e apenas uma em cada sete recebe tratamento. Mundialmente, estima-se que neste ano já foram gastos, aproximadamente, R$ 343 bilhões em drogas ilícitas.

O Uruguai foi o primeiro país a legalizar totalmente toda a cadeia de suprimento de uma droga, visando melhorar a saúde pública e conter a escala de violência e problemas relacionados a drogas no país. A Alemanha liberou a maconha em 2017 para fins medicinais. “Se legalizarmos no Brasil, a expectativa é termos mais problemas do que já temos”, avalia Reichert.

O psiquiatra ainda apresentou os tipos de entorpecentes mais utilizados e destacou a importância de grupos no tratamento. O programa “A vida nas suas mãos” oferece atendimento diariamente, no segundo andar da Unidade Básica de Saúde (UBS) Central.

Uma equipe composta por psicóloga, psiquiatra, assistente social e coordenação atua no acolhimento e tratamento psicoterápico e/ou psiquiátrico de usuários de drogas. Quando necessário, os pacientes são encaminhados para desintoxicação e tratamento a longo prazo.

“Estamos atentos a este assunto, que apesar de difícil de abordar, infelizmente está cada vez mais atual e presente na nossa sociedade”, afirma a secretária municipal da Saúde, Simone Agostini de Moraes.

Pessoas ou familiares que precisam de ajuda para combater a dependência química podem buscar orientações pelo telefone (54) 3462-8154.

Comad
O Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad) é um órgão de caráter consultivo, deliberativo e fiscalizador, que tem a finalidade de se integrar ao esforço nacional de combater o uso de drogas. O Comad é constituído por secretarias municipais, Brigada Militar, Polícia Civil, FISUL, SENAI, Colégio Sagrado, CIC, Hospital Beneficente São Pedro, OAB, UGE, SER PSI e Paróquia São Pedro.

veja a notícia com fotos e downloads