O OP na região da Serra

O Orçamento Participativo é uma das formas mais bem elaboradas de controle social sobre a administração pública. Agora na Região da Serra esta forma está sendo executada em diversos municípios, entre eles Garibaldi.

Debater e discutir a Receita e a Despesa. O dinheiro que entra e o dinheiro que sai. De onde vem e pra onde vão os recursos públicos. Quais os impostos que compõe a Receita do Município. Esta tarefa, que poderia ser executada inteiramente pelo executivo, pois assim a lei lhe confere tal poder, agora, está aberto à participação popular.

Durante o processo do OP, a população que debate todo o Orçamento do Município, tem o poder de definir o seu futuro, as suas reivindicações, os seus sonhos.

Aqui em Garibaldi acontece o OP. A Prefeitura através de seus agentes convocou a população para participar da elaboração do Orçamento. Foram apresentados os números, o quadro da administração e o debate foi instalado.

Os delegados foram eleitos. Estes por sua vez, escolheram o Conselho do OP.

Insubstituível nesta ação, o Cidadão, tem em suas mãos a ferramenta que pode modificar a vida das pessoas e com isso, melhorar a qualidade de vida.

Este poder de definir Diretrizes e prioridades deve ser preservado e, como uma pequena planta que precisa ser amparada, regada, e cuidada, porque dará frutos, bons frutos com certeza.

Conquista do povo, dos habitantes de Garibaldi, o OP constrói o Cidadania, pois somos cidadãos, não apenas de quatro em quatro anos para votar, mas todos os dias com a nossa Participação na construção coletiva e solidária, o seu futuro, a cidade de todos. Façam bom uso desta ferramenta, pois com certeza é uma experiência única e quem dela participa se engrandece porque está construindo uma nova relação entre os poderes, uma nova relação entre aas pessoas. Porque Participar é Solidariedade, Participar é Repartir, Participar é Construir.

Boa caminhada e boas lutas para todos.

Miguel Dall’Alba
(Coordenador do OP região da Serra entre 1999 a 2002)

Ivanir Lazzari