Plano Municipal de Arborização Urbana

PLANO MUNICIPAL DE ARBORIZAÇÃO URBANA DE GARIBALDI

Instituído pela Lei Municipal nº 4600/2014, o Plano Municipal de Arborização Urbana é um instrumento de planejamento e disciplina para o plantio, manejo, preservação e expansão da arborização no Município.

A partir de um diagnóstico, foram traçadas diretrizes para a implantação e conservação das árvores nas vias públicas, onde juntamente com o Conselho Municipal de Meio Ambiente e população local que participou de audiência pública, constituiu-se o Plano Municipal de Arborização Urbana de Garibaldi.

Em acordo com as normas técnicas e atendendo a demanda da comunidade, o Plano representa mais um passo para a melhoria do ambiente urbano. Com orientações aos munícipes de modo que haja uma maior cooperação no trato com a vegetação arbórea, visa a harmonia com o ambiente construído.

A arborização integra o patrimônio natural de uma localidade, trazendo consigo um pouco da história da região. Além da função ecológica, na área urbana proporciona benefícios como a melhoria da qualidade do ar, redução de níveis de ruídos, ameniza a temperatura, proteção da avifauna e contribui para melhoria da qualidade de vida da população.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente convida a população Garibaldense a colaborar na conservação das árvores plantadas nas vias públicas, impedindo a depredação, adequando as novas instalações às espécies já existentes, ajudando na irrigação e não instalando lixeiras em canteiros públicos.

Vamos arborizar e florir nossa cidade!

Orientações e informações na Secretaria de Meio Ambiente: 54 3462 8104, meioambiente@garibaldi.rs.gov.br

Acesse abaixo o Plano na íntegra.