Prefeitura Municipal de Garibaldi

Município de Garibaldi
inicial / secretarias e Órgãos / meio ambiente / coleta seletiva

Coleta Seletiva

Coleta Seletiva
Coleta Seletiva

Programa Municipal de Coleta Seletiva

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente tem implantado o Serviço de Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos Urbanos em toda a a´rea urbana do município de Garibaldi e no interior.

Mensalmente são coletados cerca de 560 toneladas de resíduos (Lixo Seco e Orgânico) e o Município gasta mensalmente em torno de R$137.000,00 com coleta, pesagem, transbordo, triagem e destinação final dos resíduos gerados no Município (Informações/SMMA/2009).

A Coleta Seletiva consiste em separar o resíduo seco (reciclável) do resíduo orgânico. Com esta separação diversos materiais podem ser reutilizados através do processo de reciclagem, diminuindo o volume de lixo destinado ao aterro sanitário e evitando impactos ambientais. Além de contribuir com a limpeza da cidade.

Em 2010, a Secretaria de Meio Ambiente colocou ponto de coleta de óleo de cozinha usado, coleta de pilhas e de resíduos eletrônicos na própria sede. Além das campanhas realizadas para coleta de lâmpadas fluorescentes e campanhas de Educação Ambiental.

O que entregar para a Coleta Seletiva

Lixo Seco

- Papéis: jornais, revistas, papelão, papel, caixinhas de leite.
- Plásticos: garrafas de refrigerante (PET), embalagens plásticas, sacos e sacolas plásticas, potes plásticos em geral.
- Vidros: garrafas, copos, frascos de vidro.
- Metais: latinhas de alumínio, latas de conservas e óleo, latas de tinta.

Lixo Orgânico

Restos de alimentos, cascas de frutas, cascas de ovos, fezes de animais, borra de café, erva-mate, papel higiênico, lenços, fraldas, absorventes, roupas, podas de jardins domésticos.

O que NÃO entregar para a Coleta Seletiva

Óleo de Cozinha usado: Deve ser entregue nos pontos de coleta do Município.

Lâmpadas Fluorescentes: Embale separadamente as lâmpadas fluorescentes queimadas e devolva ao local onde comprou. (Lei Municipal nº 3.426/2005)

Pilhas e Baterias: Devolva no local onde comprou, postos de coleta ou assistência técnica autorizada. (Resolução CONAMA nº 257/1999).

Eletrônicos: Entregue nas campanhas específicas de coleta.

Entulhos de Construção: Armazene de modo correto e chame o Tele-entulho para destinar de maneira adequada o material. (Resolução CONAMA nº 307/2002)

Pneus: Entregue nas borracharias que devem encaminhá-los ao EcoPonto do município.
O Município de Garibaldi possui convênio com a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos – ANIP, conforme Lei Municipal nº 3.682/2007, visando proteger o meio ambiente através da destinação ambientalmente adequada dos pneus inservíveis.

COOPERATIVAS de Reciclagem

Garibaldi conta atualmente com uma cooperativa de reciclagem, a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Garibaldi – COOCAMREG, que recebe o apoio e incentivo da Prefeitura, gerando emprego e possibilitando a reciclagem de resíduos no município.

As pessoas podem levar os resíduos recicláveis (papel, papelão, plástico) à Cooperativa. Contato pelo telefone (54) 9901 9072.

Fotos

  • Folder Coleta Seletiva
    Folder Coleta Seletiva
  • Folder Coleta Seletiva
    Folder Coleta Seletiva