Prefeitura Municipal de Garibaldi

Município de Garibaldi
inicial / secretarias e Órgãos / habitação, trab. e ass. soc.

Habitação, Trabalho e Assistência Social

Habitação, Trabalho e Assistência Social
Habitação, Trabalho e Assistência Social

Secretário: Calvete Poleto

As prinicipais funções da Secretaria de Habitação, Trabalho e Assistência Social são:

A Assistência Social, direito do cidadão e dever do estado, é Política de Seguridade Social não contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas". (Art. 1º - LOAS)

A partir da Constituição Federal de 1988 e, posteriormente da Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS/1993 a assistência social passa a ser concebida como política social pública direito de cidadania e obrigação estatal.

A SMHTAS é o órgão gestor da política de assistência social no nosso município.

As principais funções da Secretaria de Habitação, Trabalho e Assistência Social são:

- Planejar e executar as políticas de acordo com o PNAS-Plano Nacional de Assistência Social;
- Coordenar e executar as ações e a implementação dos benefícios, serviços, programas e projetos;
- Assessorar e monitorar a rede de proteção social, bem como o Conselho Municipal de Assistência Social, que é o órgão fiscalizador das políticas de Assistência Social;
- Organizar e manter estudos, estatísticas e ações de formação profissional e de encaminhamento ao trabalho, através do SINE - Sistema Nacional de Empregos;
- Desenvolver e executar programas e projetos que possibilitem a redução e/ou eliminação do déficit habitacional do Município.

Estão ligados à Secretaria o SINE - Sistema Nacional de Empregos, Departamento da Assistência Social, Departamento de Habitação, Posto de Identificação, Centro de Convivência de Idosos e Centro de Geração de Emprego e Renda.

Informações gerais:

Endereço: Júlio de Castilhos, 101
Telefone da secretaria: (54) 3462-8240
Departamento de Habitação: (54) 3462-8242
Posto de Identificação (Carteira de Identidade): (54) 3462-8239
Email: assistenciasocial@garibaldi.rs.gov.br
Horário de atendimento ao público: 8h - 11h30min | 13h30min - 17h

Habitação, Trabalho e Assistência Social: Última notícia

17/10/2017

Centro São José lança musical “Comigo não, camaleão!”

Centro São José lança musical “Comigo não, camaleão!”
Centro São José lança musical “Comigo não, camaleão!”

O Centro Social, Cultural e Educacional São José atua no desenvolvimento de crianças e jovens de Garibaldi, oferecendo oficinas artísticas no contra turno escolar. As habilidades desenvolvidas nesses alunos poderão ser conhecidas pela comunidade neste sábado, dia 21, quando haverá o lançamento do musical infanto-juvenil “Comigo não, camaleão!”. A estreia integra as comemorações aos 117 anos do município.

Coordenados pelas professoras Marieli Oliveira e Ana Paula Palharini, 40 alunos estão envolvidos na produção e apresentação do musical, desde a atuação, canto e dança, até a confecção dos figurinos, cenários e convites para o evento.

O espetáculo é baseado no livro infantil “Comigo não, camaleão!”, da escritora paulista Evelyn Heine. “Entramos em contato com ela e apresentamos o trabalho. Ela ficou tão comovida que está ajudando na preparação e virá participar do lançamento do musical, na Feira do Livro”, conta a psicóloga Analissa Scherer.

Todas as músicas que serão cantadas pelos alunos são de autoria de Marieli Oliveira, professora da oficina de canto. “É muito bom acompanhar o desabrochar deles com o decorrer do trabalho. Tínhamos crianças muito tímidas que estão se soltando e se revelando verdadeiros talentos”, avalia a professora.

O desenvolvimento psicológico é acompanhado pelas famílias, que também se envolveram no projeto, de acordo com o diretor do Centro São José, Carlos Manica. “Recebemos recados na agenda de pais dizendo que, depois do musical, o filho é outra criança. Esse é o melhor retorno que podemos ter”, afirma. Para prestigiar os familiares, uma pré-estreia do show foi apresentada na última quarta-feira, dia 11.

Ao receber o convite para a estreia, o prefeito Antonio Cettolin elogiou a iniciativa e sugeriu levar a apresentação a diferentes eventos. “O resultado deste trabalho tem um valor imensurável”, afirmou.

O Centro Social, Cultural e Educacional São José é mantido pela Secretaria Municipal de Habitação, Trabalho e Assistência Social, da Prefeitura de Garibaldi, e oferece oficinas gratuitas de artesanato, violão, canto, dança, banda, teatro, atividade esportiva e informática, a crianças e adolescentes de 5 a 16 anos de idade, com prioridade a filhos de famílias beneficiárias de programas sociais ou que estejam cadastradas no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais).

Serviço
O quê: Tarde Cultural do Centro Social, Cultural e Educacional São José
Onde: Feira do Livro de Garibaldi (praça Loureiro da Silva)
Quando: sábado, dia 21 de outubro
13h30: Sarau dos professores
15h30: Estreia do musical “Comigo não, camaleão!”
16h30: Apresentação do e-book “Comigo não, camaleão!”

veja a notícia com fotos e downloads

Secretarias e Órgãos: Saiba mais