Prefeitura Municipal de Garibaldi

Município de Garibaldi
inicial / secretarias e Órgãos / habitação, trab. e ass. soc.

Habitação, Trabalho e Assistência Social

Habitação, Trabalho e Assistência Social
Habitação, Trabalho e Assistência Social

Secretário: Calvete Poleto

As prinicipais funções da Secretaria de Habitação, Trabalho e Assistência Social são:

A Assistência Social, direito do cidadão e dever do estado, é Política de Seguridade Social não contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas". (Art. 1º - LOAS)

A partir da Constituição Federal de 1988 e, posteriormente da Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS/1993 a assistência social passa a ser concebida como política social pública direito de cidadania e obrigação estatal.

A SMHTAS é o órgão gestor da política de assistência social no nosso município.

As principais funções da Secretaria de Habitação, Trabalho e Assistência Social são:

- Planejar e executar as políticas de acordo com o PNAS-Plano Nacional de Assistência Social;
- Coordenar e executar as ações e a implementação dos benefícios, serviços, programas e projetos;
- Assessorar e monitorar a rede de proteção social, bem como o Conselho Municipal de Assistência Social, que é o órgão fiscalizador das políticas de Assistência Social;
- Organizar e manter estudos, estatísticas e ações de formação profissional e de encaminhamento ao trabalho, através do SINE - Sistema Nacional de Empregos;
- Desenvolver e executar programas e projetos que possibilitem a redução e/ou eliminação do déficit habitacional do Município.

Estão ligados à Secretaria o SINE - Sistema Nacional de Empregos, Departamento da Assistência Social, Departamento de Habitação, Posto de Identificação, Centro de Convivência de Idosos e Centro de Geração de Emprego e Renda.

Informações gerais:

Endereço: Júlio de Castilhos, 101
Telefone da secretaria: (54) 3462-8240
Departamento de Habitação: (54) 3462-8242
Posto de Identificação (Carteira de Identidade): (54) 3462-8239
Email: assistenciasocial@garibaldi.rs.gov.br
Horário de atendimento ao público: 8h - 11h30min | 13h30min - 17h

Habitação, Trabalho e Assistência Social: Última notícia

05/02/2018

Atividades mobilizam a terceira idade em Garibaldi

Atividades mobilizam a terceira idade em Garibaldi
Atividades mobilizam a terceira idade em Garibaldi

Para oferecer um município digno aos que participaram de sua construção, a Prefeitura de Garibaldi trabalha ativamente em ações destinadas à terceira idade. A Secretaria Municipal de Habitação, Trabalho e Assistência Social (SMHTAS) coordena sete grupos de convivência de idosos e apoia o grupo Viver Bene, que reúnem regularmente uma média de 700 participantes em diferentes pontos do município, na área urbana e rural.

Os encontros ocorrem periodicamente, nos seguintes locais:

- Centro de Convivência de Idosos Giuseppe Garibaldi (CCI), no Centro;
- Santo Antônio do Champagne;
- São Francisco;
- Nossa Senhora do Carmo, no bairro Alfândega;
- Santa Terezinha;
- São José de Costa Real;
- São Roque Figueira de Melo.

Os encontros são oportunidades para descontração e convivência para os integrantes, que se reúnem para dançar, jogar cartas, bingo e fazer dinâmicas de reflexão.

Além dos encontros dos grupos, que serão retomados após recesso, em fevereiro, a SMHTAS ainda oferece aulas de ginástica, coral e grupo de artesanato no Centro de Convivência de Idosos.

Os integrantes dos grupos participam ativamente de festividades em datas comemorativas, como São João, Dia dos Avós, Semana Farroupilha e o Dia Municipal do Idoso.

Entre as participantes, ainda há o grupo de voluntárias “Mãos que produzem para doar”, que se reúne semanalmente para produzir artesanato. O valor arrecadado com a comercialização das peças é doado para entidades, além da produção de itens específicos para serem doados, como roupas de bebê e agasalhos.

Após o período de férias, as atividades dos grupos de convivência serão retomadas nesta quarta-feira, dia 7, com a participação na missa das 15h, na igreja dos Freis Capuchinhos. Na sequência, os participantes compartilharão um lanche no CCI.

veja a notícia com fotos e downloads