Prefeitura Municipal de Garibaldi

Município de Garibaldi
inicial / secretarias e Órgãos / habitação, trab. e ass. soc.

Habitação, Trabalho e Assistência Social

Habitação, Trabalho e Assistência Social
Habitação, Trabalho e Assistência Social

Secretário: Calvete Poleto

As prinicipais funções da Secretaria de Habitação, Trabalho e Assistência Social são:

A Assistência Social, direito do cidadão e dever do estado, é Política de Seguridade Social não contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas". (Art. 1º - LOAS)

A partir da Constituição Federal de 1988 e, posteriormente da Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS/1993 a assistência social passa a ser concebida como política social pública direito de cidadania e obrigação estatal.

A SMHTAS é o órgão gestor da política de assistência social no nosso município.

As principais funções da Secretaria de Habitação, Trabalho e Assistência Social são:

- Planejar e executar as políticas de acordo com o PNAS-Plano Nacional de Assistência Social;
- Coordenar e executar as ações e a implementação dos benefícios, serviços, programas e projetos;
- Assessorar e monitorar a rede de proteção social, bem como o Conselho Municipal de Assistência Social, que é o órgão fiscalizador das políticas de Assistência Social;
- Organizar e manter estudos, estatísticas e ações de formação profissional e de encaminhamento ao trabalho, através do SINE - Sistema Nacional de Empregos;
- Desenvolver e executar programas e projetos que possibilitem a redução e/ou eliminação do déficit habitacional do Município.

Estão ligados à Secretaria o SINE - Sistema Nacional de Empregos, Departamento da Assistência Social, Departamento de Habitação, Posto de Identificação, Centro de Convivência de Idosos e Centro de Geração de Emprego e Renda.

Informações gerais:

Endereço: Júlio de Castilhos, 101
Telefone da secretaria: (54) 3462-8240
Departamento de Habitação: (54) 3462-8242
Posto de Identificação (Carteira de Identidade): (54) 3462-8239
Email: assistenciasocial@garibaldi.rs.gov.br
Horário de atendimento ao público: 8h - 11h30min | 13h30min - 17h

Habitação, Trabalho e Assistência Social: Última notícia

17/08/2017

Idosos recebem orientações de prevenção ao “conto do bilhete”

Idosos recebem orientações de prevenção ao “conto do bilhete”
Idosos recebem orientações de prevenção ao “conto do bilhete”

Sempre visando ao bem-estar e o cuidado aos idosos do município, a Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria Municipal de Habitação, Trabalho e Assistência Social, realizou uma atividade de orientação aos integrantes do grupo de convivência da terceira idade Giuseppe Garibaldi. O tema do evento foi o popular “conto do bilhete”, uma vez que pessoas de mais idade costumam ser o público-alvo dos bandidos que realizam esse tipo de golpe.

O delegado Clóvis Rodrigues de Souza conversou com cerca de 130 idosos na tarde desta quarta-feira, dia 16. Ele narrou como os farsantes costumam abordar as vítimas e agir durante o golpe. “São sempre duas pessoas que participam da encenação, uma delas aparentando ser muito humilde. É pela ingenuidade de querer ajudar esta ‘pessoa pobre’ a resgatar um prêmio em dinheiro que muitos caem no conto”, explicou o delegado.

Foram dadas dicas para os idosos se preservarem deste tipo de situação e exemplos de outros golpes que merecem atenção por serem comuns na região, como as ligações que simulam sequestros ou acidentes de trânsito de familiares. “Ao receber contatos suspeitos, por telefone ou pessoalmente, nunca se deve informar o nome de pessoas da família ou dados pessoais, nem assinar qualquer tipo de documento”.

Os participantes ainda foram estimulados a não se deixarem abater caso venham a cair em algum golpe, pois muitos ficam traumatizados e se deprimem, perdendo o prazer nas atividades do dia a dia após o ocorrido.

O secretário Calvete Poleto avaliou a ação como muito positiva para a instrução dos idosos. “Zelamos muito pela integridade deles e foi o momento adequado para que pudessem tirar dúvidas”, afirmou ele.

veja a notícia com fotos e downloads