Prefeitura Municipal de Garibaldi

Município de Garibaldi
inicial / secretarias e Órgãos / educação

Educação

Educação
Educação

Secretária: Simone Cristina Rosanelli Chies

As principais funções da Secretaria de Educação são:

Promover o desenvolvimento social do Município, em seus aspectos educacionais;

Planejar, coordenar, executar e controlar todas as atividades relativas ao ensino fundamental e educação infantil do Município;

Executar programas e projetos especiais de assistência ao educando;

Coordenar e manter os serviços de alimentação escolar;

Aumentar e manter o Ided - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica;

Garantir a aprendizagem e desenvolvimento integral dos alunos;

Coordenar o programa de transporte escolar que atenda aos educandos da educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, ensino superior e técnico;

Coordenar as ações da Educação de Jovens e Adultos no Município;

Cumprir gradativamente as metas do Plano Municipal de Educação - PME;

Estabelecer estratégias para reduzir a evasão escolar;

Construir, montar e conservar os prédios públicos escolares;

Fortalecer as políticas educacionais por meio dos programas do FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

Os departamentos ligados à SMEd são:

Transporte Escolar, Supervisão e Orientação Escolar, Escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Informações gerais:

Endereço: Rua Júlio de Castilhos, 254
Telefone: (54) 3462-8247 | (54) 3462-8248
Email: educacao@garibaldi.rs.gov.br
Horário de atendimento ao público: 8h - 11h30min | 13h30min - 17h

Educação: Última notícia

12/08/2020

Semana da Pátria terá formato diferenciado em Garibaldi

Semana da Pátria terá formato diferenciado em Garibaldi
Semana da Pátria terá formato diferenciado em Garibaldi

As homenagens tradicionalmente realizadas na Semana da Pátria terão um formato diferenciado neste ano, em virtude da pandemia do coronavírus.
 
Devido ao Sistema de Distanciamento Controlado do Estado, a Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria Municipal de Educação, definiu pela não realização do Desfile Cívico no feriado de 7 de setembro, como medida de prevenção à aglomeração de grande público e o risco de contaminação.
 
As sessões cívicas serão realizadas com público limitado, atendendo as normas sanitárias. Será mantido o hasteamento e a arriação das bandeiras, com entoação do hino nacional, em frente ao Centro Administrativo Municipal (ou na recepção, em caso de chuva). As sessões cívicas ocorrerão de 1º a 4 e 7 de setembro, às 8h e às 17h. A abertura oficial será no dia 1º de setembro, às 9h.
 
As sessões cívicas serão direcionadas apenas a autoridades e entidades homenageadas, além dos representantes de cada escola ou entidade os quais participarão da sessão. Conforme a secretária Simone Rosanelli Chies, haverá a explanação de alguma atividade, ação ou data comemorativa que cada escola desejar ressaltar.
 
“A educação é a grande propulsora que mantém e desperta nos alunos a noção de cidadania, para tornarem-se adultos socialmente responsáveis com o local onde vivem e com o seu país.” afirma a Secretária Simone Cristina Rosanelli Chies.
 
Homenageados
As entidades homenageadas na Semana da Pátria deste ano serão o Aeroclube de Garibaldi, que completa 75 anos, e o Grupo Escoteiro Almirante José de Araújo Filho, que contabiliza 50 anos de atividades em 2020.
 
O Aeroclube de Garibaldi foi fundado em 1945, por Itaner Rossi e mais 64 jovens, após o entusiasmo o então prefeito Olinto Fagundes de Oliveira Freitas pela Campanha Nacional da Aviação. Dois anos depois, foram construídos o hangar e 500 metros de pista. Em 1949, o primeiro avião foi entregue pelo senador Salgado Filho, dando início a formação de pilotos, que somam mais de 240 até hoje. O Aeroclube é uma entidade de utilidade pública, hoje dirigida por Artur Sartori Habercamp.
 
O movimento escoteiro tem proposta educacional, voluntária e sem fins lucrativos, fundado por Baden-Powell, na Inglaterra, e presente em todo o mundo. Seu objetivo é o desenvolvimento de jovens, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na lei escoteira, por meio das práticas do trabalho em equipe e ao ar livre, fazendo com que o jovem assuma seu próprio crescimento tornando-se um exemplo de responsabilidade, respeito e disciplina.
 
Fogo Simbólico
O município de Garibaldi integrará a 83ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, realizada pela Liga de Defesa Nacional do Rio Grande do Sul (LDN/RS). A chama chegará à sede da Corporação de Bombeiros Voluntários no dia 24 de agosto, às 9h, quando será acesa a pira, que será mantida no local até a Semana da Pátria.
 
Temas nacional e estadual
A LDN/RS anualmente escolhe dois temas para homenagear: um símbolo, instituição, fato da História do Brasil, brasileiro ilustre, ação ou mesmo um projeto, para demonstrar a importância do tema escolhido para o processo civilizatório da Nação Brasileira.
 
Neste ano, o tema nacional é o Hino Nacional Brasileiro, canção que representa a nação, exalta fatos acontecidos e carrega a identidade de um povo, conforme citação de Lilian Martins de Aguiar.
 
O tema estadual será a participação dos gaúchos na 2ª Guerra Mundial, que inclui a Força Expedicionária Brasileira, os “pracinhas” gaúchos, o Grupo de Caça “Senta a Pua” e seus pilotos.

veja a notícia com fotos e downloads