Prefeitura Municipal de Garibaldi

Município de Garibaldi
inicial / secretarias e Órgãos / educação

Educação

Educação
Educação

Secretária: Simone Cristina Rosanelli Chies

As principais funções da Secretaria de Educação são:

Promover o desenvolvimento social do Município, em seus aspectos educacionais;

Planejar, coordenar, executar e controlar todas as atividades relativas ao ensino fundamental e educação infantil do Município;

Executar programas e projetos especiais de assistência ao educando;

Coordenar e manter os serviços de alimentação escolar;

Aumentar e manter o Ided - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica;

Garantir a aprendizagem e desenvolvimento integral dos alunos;

Coordenar o programa de transporte escolar que atenda aos educandos da educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, ensino superior e técnico;

Coordenar as ações da Educação de Jovens e Adultos no Município;

Cumprir gradativamente as metas do Plano Municipal de Educação - PME;

Estabelecer estratégias para reduzir a evasão escolar;

Construir, montar e conservar os prédios públicos escolares;

Fortalecer as políticas educacionais por meio dos programas do FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

Os departamentos ligados à SMEd são:

Transporte Escolar, Supervisão e Orientação Escolar, Escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Informações gerais:

Endereço: Rua Júlio de Castilhos, 254
Telefone: (54) 3462-8247 | (54) 3462-8248
Email: educacao@garibaldi.rs.gov.br
Horário de atendimento ao público: 8h - 11h30min | 13h30min - 17h

Educação: Última notícia

01/12/2017

EMEF Madre Felicidade recebe certificação oficial do PEA-Unesco

EMEF Madre Felicidade recebe certificação oficial do PEA-Unesco
EMEF Madre Felicidade recebe certificação oficial do PEA-Unesco

Foi oficialmente descerrada nesta quinta-feira, dia 30, a placa da certificação da EMEF Madre Felicidade no Programa de Escolas Associadas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (PEA-Unesco).

Ao recepcionar os convidados, a diretora, Vanessa Morelatto Hack, lembrou o empenho ao longo de dois anos para a escola integrar o programa. “Para nós, é como receber ‘o Oscar’ da educação. A espera compensada, na qual tivemos a certeza que estamos fazendo nesta escola uma educação pública de qualidade e humana. Vamos prosseguir neste caminho com mais dedicação que nunca para a manutenção deste selo”, garantiu a diretora.

A secretária municipal de Educação, Simone Rosanelli Chies, expressou o orgulho em contar com duas escolas integrantes do PEA, sendo o primeiro município na Serra Gaúcha. “O retorno dessa associação é muito mais que financeiro. As escolas associadas contam com um diferencial pedagógico, uma vez que passam por avaliações nacionais e internacionais”, enalteceu a secretária. Além da Madre Felicidade, Garibaldi conta com a EMEF Pedro Cattani associada ao programa.

O esforço da equipe na busca por resultados que refletem no desenvolvimento dos alunos foi destacado pelo prefeito Antonio Cettolin. “Essa certificação constata que a qualidade do nosso ensino é de alto nível”, concluiu.

O evento contou com a presença da coordenadora nacional do PEA-Unesco, Myriam Tricate, a coordenadora no Estado, irmã Maria Madalena Uliana, e a relatora da certificação, Sueli Matos da Silva. Vinda de São Paulo especialmente para o evento, a coordenadora nacional declarou estar encantada com o trabalho desenvolvido na escola. “O PEA é uma rede global em que trabalhamos em projetos mais que interessantes, são importantes. Não somos mais apenas ‘formigas’, e sim uma grande voz ativa para trabalharmos juntos por um mundo melhor”, afirmou Myriam. O Brasil é o segundo país no ranking mundial do PEA-Unesco, atrás apenas do Japão, conforme a coordenadora.

A escola foi contemplada com um kit da Fundação Siemens, contendo mais de 100 experiências para estudantes do 2o ao 5o ano. Além disso, surpreendidas pelo reconhecimento com o qual foram recepcionadas, as coordenadoras convidaram a escola a ter seu trabalho apresentado no Encontro Nacional do PEA-Unesco no próximo ano.

Entre apresentações artísticas de estudantes da escola, a Secretaria Municipal de Educação homenageou as coordenadoras do programa e a equipe diretiva, professores e funcionários da escola.

Trajetória
A confirmação de que a EMEF Madre Felicidade foi contemplada ocorreu durante o Encontro Nacional PEA-Unesco em outubro do ano passado. A escola apresentou, em março de 2016, seu projeto pedagógico ao PEA, para avaliação nacional e internacional. A certificação foi recebida no último mêsde setembro, em Foz do Iguaçu.

Para alcançar a distinção, é preciso estudar e conhecer a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Unesco, e estar alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e à Agenda da Educação 2030, que contemplam Cultura de Paz e Cidadania Global.

No Brasil há 367 escolas integrantes do programa, contabilizando cerca de 340 mil alunos envolvidos. Há apenas 120 escolas públicas, aproximadamente, integrantes em todo o país.

veja a notícia com fotos e downloads