Prefeitura Municipal de Garibaldi

Município de Garibaldi
inicial / secretarias e Órgãos / agricultura e pecuária

Agricultura e Pecuária

Agricultura e Pecuária
Agricultura e Pecuária

Secretário: André Busa

As principais funções da Secretaria de Agricultura e Pecuária são:

Prestar assistência técnica aos agricultores, avicultores e pecuaristas do Município;

Promover programas de prevenção e combate às pragas e às moléstias das áreas animal e vegetal;

Desenvolver programas educativos e de extensão rural, visando elevar os padrões de produção e de consumo dos produtos rurais;

Prestar assistência aos pequenos produtores através de serviços de mecanização;

Coordenar a política dos serviços de apoio com maquinário do Município aos produtores do meio rural;

Promover o incremento da produção, produtividade e qualidade, através de programas de incentivo aos produtores rurais.

Informações gerais:

Endereço: Rua Júlio de Castilhos, 254
Telefone: (54) 3462-8222
Email: agricultura@garibaldi.rs.gov.br
Horário de atendimento ao público: 8h - 11h30min | 13h30min - 17h

Agricultura e Pecuária: Última notícia

19/10/2018

IV Encontro Intermunicipal da Alimentação reúne 600 pessoas

IV Encontro Intermunicipal da Alimentação reúne 600 pessoas
IV Encontro Intermunicipal da Alimentação reúne 600 pessoas

A troca de conhecimentos para uma alimentação mais equilibrada e saudável reuniu cerca de 600 moradores de Garibaldi, Coronel Pilar e Boa Vista do Sul nesta quinta-feira, dia 19. A quarta edição do Encontro Intermunicipal da Alimentação ocorreu na comunidade de São Roque Figueira de Melo e contou com diferentes abordagens.

“A importância de uma alimentação saudável e natural, e os efeitos que a mesma tem sobre a saúde”, foi o tema central do evento, explanado pelo italiano Alberto Bufano. O tecnólogo de alimentos, especialista em higiene e segurança alimentar, atualmente supervisor técnico na linha de cozinhas profissionais da Tramontina, abordou princípios de nutrição, a alimentação adequada para o combate a doenças, os benefícios da filosofia Slow Food e dicas para uma boa qualidade de vida.

O encontro ainda contou com exposição de trabalhos feitos nas comunidades rurais dos três municípios, incluindo os 42 pratos elaborados para a confecção de uma coletânea de receitas. Os pratos dos clubes de mães, mulheres e artesãs de Garibaldi tiveram como ingrediente principal a uva e seus derivados, os boavistenses tiveram frango como base e as receitas de Coronel Pilar foram elaborados com leite.

Todos os pratos puderam ser degustados junto ao lanche compartilhado. As representantes de cada grupo receberam certificados de participação e um exemplar da coletânea, fruto de um trabalho anual de preparação para o encontro pelas equipes da Emater.

“Este é o resultado do trabalho das equipes às famílias de agricultores de cada município, que merecem atenção e extensão rural da Emater”, afirmou durante a abertura a gerente regional da Emater/RS-Ascar, Sandra Dalmina.

O evento foi oportunidade para ressaltar a qualidade dos alimentos naturais e o resgate das receitas “da nona”, de acordo com o representante do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar, José Pieta. A importância da lembrança das tradições proporcionada pelo evento também foi destacada pela coordenadora regional da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Lucimar Rodrigues.

“As tradições e valores devem ser mantidos, inclusive para nossa saúde”, acrescentou o prefeito de Boa Vista do Sul, Aloísio Rissi, que anunciou a próxima edição do evento, em 2020, no município.

O prefeito de Coronel Pilar, Adelar Loch, comentou sobre os hábitos alimentares da região e cuidados com a saúde e desperdício. “É um orgulho ver a produtividade dos alimentos cultivados aqui na região”, afirmou.

A dedicação e cuidado das mulheres acerca do tema foi destacada pelo vice-prefeito de Garibaldi, Antonio Fachinelli, que ainda enfatizou o papel dos produtores rurais para manter uma alimentação saudável e o meio ambiente.

O evento ocorre desde 1987, em alusão ao Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro. A cada edição, as atividades ocorrem em um município e com tema diferente. O encontro ainda integrou as festividades de 118 anos de Garibaldi.

veja a notícia com fotos e downloads