Ir para conteúdo principal
conteúdo do menu
Conteúdo Principal
02/12/2021 Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Garibaldi é a 2ª cidade gaúcha com melhores índices de Sustentabilidade de Limpeza Urbana

O Município aparece no ranking ISLU 2021, do Sistema Nacional de Limpeza Urbana, que destaca 20 cidades do Rio Grande do Sul

COMPARTILHAR NOTÍCIA

Em um município turístico, a limpeza urbana reflete na beleza dos principais cartões postais, mas principalmente na qualidade de vida de seus moradores. Quem visita Garibaldi — seja para conferir a programação do Natal Borbulhante, seja para conhecer os atrativos da Capital Brasileira do Espumante — percebe esse diferencial. Além de serviços para descarte correto de resíduos, a Prefeitura tem apostado em parcerias que ampliam a conscientização. O trabalho para destinar o lixo de forma adequada ocorre na área central e no interior, com diálogo e ações.

Esse esforço de toda a comunidade foi recentemente reconhecido pelo ranking realizado pelo Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana (Selurb). O Índice de Sustentabilidade de Limpeza Urbana (ISLU 2021) traz Garibaldi como a 2ª melhor cidade gaúcha em sustentabilidade e limpeza urbana. O Rio Grande do Sul aparece como o 3º melhor Estado em gestão do lixo no Brasil.

Conscientização e reciclagem

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente disponibiliza ecopontos para a separação adequada dos resíduos. “Os recicláveis são destinados à Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Garibaldi. Por isso, é fundamental que a população nos ajude, fazendo a sua parte na hora de separar o lixo seco dos orgânicos, pois isso reflete no potencial de reaproveitamento desses materiais. O ranking é um estímulo para seguir em frente nesta conscientização”, destaca o secretário da pasta, Anderson Dalla Rosa.

Os ecopontos estão disponíveis no Ginásio Municipal de Esportes e podem ser ampliados para outros locais do município, contemplando também o recolhimento de resíduos eletrônicos. Já lâmpadas e pilhas (logística reversa) têm destino específico. A Prefeitura também disponibiliza um contêiner de volumosos, em formato itinerante, para itens grandes e secos, como sofás, camas e armários.

Para mais informações sobre descarte correto de resíduos, acesse http://www.garibaldi.rs.gov.br/pagina/coleta-de-residuos

 

Conteúdo Rodapé