Ir para conteúdo principal
05/01/2022 Secretaria Municipal da Saúde

Covid-19: Secretaria Municipal de Saúde de Garibaldi orienta munícipes

Governo do Estado emite alerta para 21 regiões do RS

Atenta ao cenário de aumento dos casos de Covid-19 nos primeiros dias do ano, a Secretaria Municipal de Saúde de Garibaldi orienta a comunidade para que reforce os cuidados preventivos. Nesta terça-feira (04), o Gabinete de Crise do Governo do Estado emitiu um alerta para 21 regiões do Rio Grande do Sul, especialmente devido ao avanço da variante Ômicron, que tem se mostrado mais transmissível.

De 1° a 4 de janeiro, o Ambulatório Covid de Garibaldi realizou 179 atendimentos, principalmente de jovens com idade entre 17 e 35 anos. Os principais sintomas apresentados foram febre, tosse seca, coriza e dor de cabeça.

“Estamos solicitando às pessoas que tiverem algum sintoma para que se mantenham isoladas, assim como seus familiares. E no terceiro dia busquem fazer o teste de antígeno, disponível no Ambulatório Covid”, orienta a secretária municipal de Saúde, Clarisse Lagunaz.

A secretária explica que caso o resultado do antígeno seja negativo, mas ao longo dos dias persistam dois ou mais sintomas, os pacientes devem ser encaminhados para o exame PCR. Neste caso, o resultado é disponibilizado de 3 a 5 dias após a coleta. “É extremamente importante que, neste momento, todos mantenham os cuidados, como uso de máscaras e a higiene frequente das mãos”, complementa.

Serviço

O Ambulatório Covid de Garibaldi atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Aos sábados e domingos, a população deve se dirigir ao Pronto Atendimento Médico (PAM), das 7h às 19h.

Foto: Bruno Milan

Conteúdo Rodapé