23/06/2020

SMEd orienta escolas para criação de Comitês e Planos de Contingência

Embora sem definição da data de retomada das aulas presenciais, o Governo do Estado já publicou o Decreto nº 55.292, sobre as normativas que deverão ser seguidas quando as escolas voltarem a receber alunos em suas estruturas físicas.

Assim, a Secretaria de Educação de Garibaldi (SMEd) repassou às escolas, juntamente ao Conselho Municipal de Educação (CME), a Portaria Conjunta das Secretarias Estaduais da Saúde e da Educação nº 01/2020, a qual contém o Plano de Contingência de Prevenção, Monitoramento e Controle da Transmissão de Covid-19, que deverá ser feito por todas as instituições de ensino do território do município.

A Secretaria de Administração já ampliou o COE (Centro de Operações de Emergência em Educação e Saúde) Municipal, responsável por avaliar os Planos de Contingência.

As escolas pertencentes ao Sistema Municipal de Ensino, além das instituições que oferecem cursos livres, deverão ter seu COE-E local, que é obrigatório, e encaminhar o seu Plano de Contingência ao COE-Municipal, através do e-mail coe.municipal@garibaldi.rs.gov.br, sendo que as escolas municipais deverão enviar também cópia à SMEd.

O Decreto Estadual, a Portaria Conjunta e o Plano de Contingência a ser preenchido encontram-se disponíveis no site da Prefeitura: http://www.garibaldi.rs.gov.br/secretarias-e-orgaos/educacao/plano-de-contingencia-para-instituicoes-de-ensino/.

“Precisamos nos organizar com as normas de saúde, além das da educação, para um retorno às aulas de maneira mais segura possível”, salienta a secretária municipal de Educação, Simone Rosanelli Chies.

Secretária municipal de Educação, Simone Rosanelli Chies