14/10/2020

Saiba mais sobre como dar a destinação correta para os seus resíduos

Todos os itens consumidos pelo ser humano geram resíduos e sua destinação adequada é determinante para a manutenção do planeta. Largado no meio ambiente, o lixo pode ser a causa de enchentes, disseminação de doenças e até a extinção de algumas espécies, além da poluição.

Em Garibaldi, uma média de 20 toneladas de lixo é produzida diariamente, o que corresponde a mais de 18 kg por habitante por mês, com base nos dados da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), referentes ao último ano.

Diariamente, o município realiza a coleta de resíduos sólidos de residências, estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços, além de efetuar a limpeza pública urbana. O serviço é feito conforme o calendário estabelecido para os bairros, zonas urbanas e rurais.

Buscando melhorar o trabalho de coleta, foi acrescentado um novo dia de recolhimento para os resíduos sólidos urbanos na comunidade de São Roque Figueira de Mello. Antes a coleta era realizada apenas na primeira sexta-feira do mês, porém, tendo em vista que a área cresceu em população, e consequentemente houve o aumento na produção de resíduos, foi necessário este acréscimo. Desta forma, a coleta se dará em duas datas, primeira sexta-feira e terceira quinta-feira de cada mês.

Dúvidas sobre a separação e descarte correto de resíduos podem ser esclarecidas pelo telefone (54) 3462 8104.

Eletrônicos
Para garantir a destinação correta aos equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos, a SMMA conta com um ponto fixo para a entrega deste tipo de resíduo, no Ginásio Municipal de Esportes, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.

Volumosos
Itens como móveis e estofados também demandam uma destinação específica, mas diferente dos eletrônicos. Para viabilizar o descarte correto e eliminar o acúmulo de materiais em locais inadequados, a SMMA oferece um contêiner itinerante para resíduos volumosos. O recipiente é disponibilizado em um ponto diferente do município em cada semana.

Horários da coleta de resíduos
Resíduos Orgânicos (a partir das 6h30min):
Centro: de segunda à sexta-feira a partir das 7h;
Segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira: Alfândega, Bela Vista I e II, Champagne, Rota do Sol (RSC 453), Fenachamp (segunda-feira e quinta-feira), Cairú, Três Lagoas, São Francisco;
Terça-feira, quinta-feira e Sábado: Juventude, Guarani, Peterlongo, Vale dos Pinheiros, Brasília, Santa Terezinha, Vale Verde, Glória, Chácaras, São José, Simonaggio e Ferroviário.

Resíduos Orgânicos (a partir das 12h):
Segunda-feira:
Tamandaré;
Terça-feira: Garibaldina, Borghetto (BR 470);
Quarta-feira: São Miguel, Integração (Sebben BR 470);
Quinta-feira: Tamandaré;
Sexta-feira: São Miguel, Garibaldina, Borghetto, Integração (Sebben BR 470).

Resíduos Secos ou Seletivos (a partir das 7h):
Centro:
de segunda à sexta-feira a partir das 7h e sábado;
Segunda-feira: Alfândega, Rota do Sol (RSC 453), Bela Vista I e II;
Terça-feira:
Simonaggio, Juventude, Chácaras, Peterlongo, Vale dos Pinheiros;
Quarta-feira:
Vale Verde, Brasília, São José, Santa Terezinha, Guarani, Glória;
: Chácaras, Tamandaré, Integração (Sebben BR 470), Juventude;
Sexta-feira:
Alfândega, Três Lagoas, Champagne.

Resíduos Secos ou Seletivos (a partir das 13h)
Segunda-feira:
São Francisco;
Terça-feira:
Garibaldina, Borghetto;
Quarta-feira:
São Miguel, Bairro Fenachamp, Rota do Sol (RSC 453), Ferroviário, Cairú;
Quinta-feira:
Peterlongo, Vale dos Pinheiros;
Sexta-feira:
São Francisco (e sábado de manhã).

Coleta no interiores:
1ª sexta-feira do mês (a partir das 13h): São Roque
2ª sexta-feira do mês (a partir das 13h): Marcorama, Linha Camargo, São Gotardo, São Pantaleão, Linha Araújo e Souza, Santo Antônio de Araripe, São Luiz de Araripe;
3ª sexta-feira do mês (a partir das 13h): São Gabriel, Marcílio Dias, Linha Baú, Santo Alexandre, São José de Costa Real, Linha Presidente Soares, Linha Anunciata, São Jorge, Loteamento Alto das Videiras;
3ª quinta-feira do mês (a partir das 12h)
: São Roque.

Coleta de resíduos eletrônicos