Prefeitura Municipal de Garibaldi

Município de Garibaldi
inicial / informações / notícias

Notícias

04/12/2017

Presidente da AMESNE, Cettolin recebe medalha Mérito Comunitário UCS


Presidente da AMESNE, Cettolin recebe medalha Mérito Comunitário UCS

O prefeito Antonio Cettolin recebeu na última sexta-feira, dia 1º de dezembro, em nome da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (AMESNE), a Medalha Prefeito Hermes Webber, uma homenagem a personalidades, entidades, empresas, associações e municípios que se destacaram, ou se destacam, na promoção de ações sociais que visam ao desenvolvimento humanitário, econômico e cultural da sociedade. A cerimônia foi realizada no Salão de Atos da Reitoria, em Sessão Solene do CONSUNI, e integrou a programação das comemorações de 50 anos da UCS.

“Comemorar os 50 anos desta Instituição é criar momentos significativos, como o de hoje, para que se possa, junto às comunidades interna e externa, recordar os seus feitos, honrar o seu passado e agradecer às pessoas que contribuíram e contribuem de forma pessoal ou institucional em favor do desenvolvimento da educação e da ciência, bem como do progresso da comunidade regional e do país”. Assim, o reitor Evaldo Kuiava iniciou o seu pronunciamento, definindo o sentido da cerimônia que reuniu os 33 homenageados.

Prestigiaram a cerimônia, além dos membros do Conselho Universitário, os membro dos conselhos Diretor e Curador da Fundação Universidade de Caxias do Sul, autoridades civis, políticas, militares, representantes de entidades de classe e de associações, autoridades acadêmicas e administrativas da UCS e os membros da Comissão dos 50 anos da UCS.

“Na UCS, cultivamos o conhecimento, a ciência, a cultura. Nela, muitas pessoas, inclusive, muitos dos senhores e das senhoras, aqui homenageados, cultivaram a sua vida ou ajudaram a cultivar esta Instituição, enquanto estudantes, gestores de setores públicos e privados, políticos, por meio de decisões sensatas, de projetos com ampla visão comunitária, de parcerias firmadas, de intenções realizadas, de ideias propostas, de conselhos dados. Isso tudo porque, assim como a UCS, os senhores e a senhoras acreditam que somente pela educação é possível ter uma região melhor, um Brasil melhor e um mundo melhor. A UCS é uma casa de portas abertas que recebe a diversidade, que se abre para a comunidade. Esta é uma universidade que já nasceu comunitária, que nasceu com a força de pessoas engajadas em favor do progresso de todos”.  E, finalizando, ressaltou: “como observaram, não fiz uma descrição da trajetória de cada um, todavia, ressalto que os seus nomes ressoam fortes nos corredores desta cinquentenária Instituição”.

Nelson Sbabo, presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul, falando em nome das empresas e entidades homenageadas, destacou a importância da Universidade de Caxias do Sul na sua trajetória pessoal  e no desenvolvimento da região. “Nós, em Caxias do Sul, não sabemos valorizar o capital intelectual que temos aqui. Nós temos o privilégio de ter uma Universidade. Eu tive a oportunidade de sentar nos bancos desta Universidade e sair daqui com um diploma de Bacharel em Direito. Se eu estou aqui hoje, se estou na presidência de uma entidade com mais de 100 anos de existência, é porque passei por aqui antes. Por isso o que tenho a dizer, senhor reitor e senhor vice-reitor, é um muito obrigado”.

Antonio Cettolin, prefeito de Garibaldi e presidente da Associação dos Municípios  da Encosta Superior do Nordeste (AMESNE), falou em nome das associações e dos municípios homenageados. “Para nós é uma satisfação muito grande receber esta distinção em nome da AMESNE que representa 32 municípios da Encosta Superior do Nordeste do RS. A UCS deixou marcas na nossa região e faz um trabalho integrado à nossa Associação. A nossa UCS está presente entre os municípios e, se nós temos hoje uma região totalmente desenvolvida, é porque o conhecimento aqui, de fato, existe. Esta medalha para os 32 municípios da AMESNE  significa uma maior responsabilidade. Significa que precisamos fazer sempre mais pela nossa região”.

Falando em nome do grupo de personalidades homenageadas, o governador do Estado, José Ivo Sartori, trouxe suas memórias de estudante da Universidade. “Em 1970, entrei aqui neste lugar, que na época era uma sala de aula, como aluno da disciplina Estudos de Problemas Brasileiros. Esta medalha é uma conquista que quero repartir com a minha equipe e com a minha família. Nós, os homenageados somos todos agentes de transformação e temos a responsabilidade de levar o Rio Grande do Sul para a frente. Há muito o que fazer e acredito que todos nós, de um jeito ou de outro, estamos fazendo a nossa parte”.

Ao final da cerimônia, os homenageados acompanhados de seus familiares participaram de um coquetel de confraternização.

Homenageados

Personalidades: Clovis Tramontina – Gelson Castellan – Geraldo Zamban – Ildoino Pauletto – Jacob Christiano Selbach – João Paulo Reginatto – José Ivo Sartori – Marta Rossi – Paulo Bellini (in memoriam) – Pedro Jorge Simon – Raul Anselmo Randon – Sérgio de Moraes – Victor José Faccioni.

Entidades/Empresas: Agrale S.A – Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul – Empresa Borrachas Vipal S/A – Fundação Educacional da Região dos Vinhedos (FERVI) – Hospital Dr. Bartholomeu Tacchini – Unimed Nordeste

Associações/Municípios: Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (AMESNE) – Associação dos Municípios de Turismo da Serra (AMSERRA) – Associação dos Municípios do Vale do Rio Caí (AMVARC) – Associação dos Municípios dos Campos de Cima da Serra (AMUCSER) – Município de Bento Gonçalves – Município de Bom Princípio – Município de Canela – Município de Caxias do Sul – Município de Farroupilha – Município de Flores da Cunha – Município de Guaporé – Município de Nova Prata – Município de São Sebastião do Caí – Município de Vacaria.

Quem foi Hermes João Webber
Caxiense nascido em 1915, Hermes João Webber iniciou sua vida pública na Prefeitura Muncipal de Caxias do Sul, onde passou por cargos como de escriturário de Diretoria da Fazenda; chefe da Seção de Obras e Urbanismo; subprefeito do 1º Distrito; diretor de Obras, Viação e Saneamento; e de Estradas de Rodagem. No Departamento de Obras, também atuou como secretário. Vice-prefeito na gestão de Euclides Triches, a partir de 1952, completou o mandato do titular (que se retirou para assumir a Secretaria de Obras Públicas do Estado) em 1954 e 1955. Eleito prefeito, ficou à frente do Executivo de 1964 a 1968. Em sua administração, inaugurou obras como o viaduto da Avenida Júlio de Castilhos (próximo ao Senac), o Mercado Público Municipal, a Vila dos Municipários (atual bairro Pioneiro), deu início à construção do Sistema Maestra e implantou o Serviço Municipal de Água e Esgoto (Samae). Foi também o primeiro presidente Codeca e curador do Ministério da Educação. Criada em 1949 pela Prefeitura Municipal, a Faculdade de Belas Artes foi a primeira de Ensino Superior no município, sendo incorporada à UCS em 1967. Webber faleceu em 1983, aos 68 anos.

Fotos