16/04/2018

Prefeitura realiza ações direcionadas a pessoas em situação de rua

A Prefeitura de Garibaldi, por meio das secretarias municipais de Habitação, Trabalho e Assistência Social (SMHTAS), Saúde e Segurança e Mobilidade Urbana, estuda ações de reconhecimento das pessoas que estão em situação de rua no município, com o objetivo de oferecer atendimento especializado e a possibilidade de retorno às suas famílias.

Em reunião em conjunto com assistentes sociais e a Brigada Militar (BM), foram discutidas possibilidades para a dispersão dos moradores de rua. Em um primeiro momento, serão realizadas abordagens para trabalhar junto às famílias, para o reestabelecimento de vínculos e a possibilidade desses moradores voltarem a residir com seus familiares. Uma primeira ação já foi realizada na última quinta-feira, dia 12.

Além da solicitação do comandante da BM, Marco Aurélio de Souza, para que não permaneçam na rua, houve o contato de assistentes sociais. “Pegamos os dados e o contato dessas pessoas, para que possamos sensibilizar suas famílias”, explica o secretário da SMHTAS, Calvete Poleto.

No caso dos alcoolistas, o tratamento pode ser encaminhado pela Secretaria Municipal da Saúde, caso houver consentimento do próprio usuário e de algum familiar.

Assunto foi debatido em reunião