11/08/2020

Prefeitura de Garibaldi investe R$ 1,8 milhão em melhorias na Educação

A pandemia do coronavírus está mantendo crianças e adolescentes longe das salas de aula. Mas a Administração Municipal de Garibaldi não para seus investimentos na educação e segue realizando intervenções nas escolas, deixando a infraestrutura cada vez melhor e pronta para o retorno das aulas presenciais.

Diversas instituições de ensino estão recebendo melhorias, desde reformas estruturais, até novos equipamentos e materiais adquiridos, como móveis, equipamentos e brinquedos, totalizando investimento de, aproximadamente, R$ 1,8 milhão.

A EMEF Nossa Senhora da Glória passou a contar com refeitório, além de reformas realizadas na cozinha e área de serviço, com aquisição de móveis, substituição do piso do corredor, impermeabilização das paredes e troca do forro interno do pavilhão, que ainda teve o telhado substituído.

Na EMEF Madre Justina Inês, está em construção a quadra coberta, foi instalado laboratório de informática, adquiridos móveis para refeitório, equipamentos de cozinha e jogos pedagógicos para uma das oficinas do contraturno escolar.

As melhorias estão em fase final na EMEF Barão do Rio Branco, incluindo a construção de refeitório, reforma do pátio com cercamento, remodelação da quadra, pintura e reparos no telhado.

Apenas em adaptações para Alvarás de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (APPCI), mais de R$ 340 mil foram investidos. Na EMEF Attílio Tosin, foi instalada uma escada externa como rota de fuga do segundo andar, além de rampas de acessibilidade.

As Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) também estão recebendo melhorias. Localizada no bairro Fenachamp, a EMEI Semeando o Futuro está sendo ampliada, ganhando mais três salas de aula, banheiro e depósito, para atender mais 50 novas vagas.

Foi realizada pintura interna e externa na EMEI Espaço Aprender, onde ainda houve readequação e aquisição de móveis para padaria.

Na EMEI Criança Esperança, as reformas estão em fase final, contando com a substituição do piso externo, com rampas de acessibilidade, troca da cerca e construção de muro, adaptação de uma nova sala de aula, construção da brinquedoteca, pintura interna e externa, e construção de solário para bebês, com acesso do berçário.

Depoimento
Mesmo em casa, os alunos da EMEF Barão do Rio Branco, localizada na Linha Presidente Soares, estão ansiosos para usufruir de uma escola mais bonita e com mais espaço para realizar suas atividades.

Samuel Parmegiani, aluno do 4° ano, destaca a adaptação do refeitório, da quadra e o cercamento da escola, para mais segurança. “Somos muito gratos por atenderem nosso pedido. A escola é um lugar para aprendermos e sonharmos, além de ser nossa segunda casa”, diz o estudante. Segundo o pai do menino, Sergio Parmegiani, as melhorias são um incentivo para as crianças estudarem.

A diretora da escola, Claudete Pasini, lembra que a única escola do campo de Garibaldi tem suma importância para a comunidade escolar. “Em tempos difíceis, temos que nos adaptar as mudanças e tenho certeza que esforços não foram medidos para que tudo isso pudesse se tornar realidade. Isso é a demonstração que o ensino pode mudar vidas e o mundo.”

EMEF Nossa Senhora da Glória
    EMEF Nossa Senhora da Glória