12/06/2018

Plano de gestão integrada de resíduos é apresentado à comunidade

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha – Cisga apresentou à comunidade garibaldense na última sexta-feira, dia 8, o Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos proposto pela entidade.

O objetivo do plano é padronizar o sistema de gestão de resíduos sólidos nos 14 municípios consorciados, entre eles, Garibaldi. Além disso, a meta é melhorar a educação ambiental e diminuir os resíduos produzidos, adotando modelos mais sustentáveis de destinação final de rejeitos.

Conforme foi explanado por Fabiane Locatelli, representante da Global Engenharia Ambiental, que elaborou o estudo, foi realizado um diagnóstico da coleta realizada em cada município e propostas alternativas tecnológicas para a gestão e gerenciamento dos resíduos.

Além de apresentado na audiência pública, o plano está disponível até o dia 22 de junho nos sites da Prefeitura de Garibaldi (www.garibaldi.rs.gov.br/secretarias-e-orgaos/meio-ambiente/pgirs---cisga/) e do Cisga (www.cisga.com.br/educacao-ambiental), no saguão do Centro Administrativo Municipal e na sede do Cisga, para consulta pública, quando poderão ser apresentadas sugestões e contribuições sobre o assunto. As mesmas deverão ser encaminhadas pelo e-mail indicado no site ou por formulário próprio disponibilizado nos locais físicos citados.

A participação da população é importante para o conhecimento do plano e contribuição em seu aperfeiçoamento, uma vez que políticas de gestão de resíduos sólidos adequadas significam prevenção de doenças, melhores condições de vida e destinação ambientalmente correta e sustentável de resíduos.

Exposição
Enquanto sediava a audiência, o Centro de Convivência de Idosos Giuseppe Garibaldi também recebeu exposição de trabalhos realizados nas escolas, uma das atividades para a obtenção do Selo Escola Amiga da Natureza. Foram expostos trabalhos com papel reciclado, selos com dicas sustentáveis, arte com folhas, jogos com sucata e ilustrações da história “Dom Lixote e o dragão que cospe lixo”.

Fabiane Locatelli, da Global Engenharia Ambiental