17/05/2017

Mostra Escolar leva flores comestíveis à União de Moços Católicos

Os estudantes garibaldenses apresentam à comunidade nesta quarta-feira, dia 17, a diversidade do uso das flores na gastronomia. É a 8a Mostra Municipal Escolar, realizada pelo setor de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação, que traz o tema flores comestíveis aos trabalhos apresentados até as 17h na União de Moços Católicos.

O presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Garibaldi (COMAM), Cássio Bruffato, afirmou estar emocionado com o envolvimento das crianças e jovens no projeto, e parabenizou os professores que atuam como multiplicadores do assunto.

A secretária municipal de Educação, Simone Rosanelli Chies, lembrou que o objetivo da ação é educar para uma alimentação gradativamente mais saudável. “Queremos fazer com que nossos alunos sejam transformadores para um planeta mais sustentável”, reforçou a secretária.

Após a bênção do Frei Aldo Colombo, o público pôde conferir os trabalhos das 11 bancas expositoras, que ofereceram, inclusive, degustações dos pratos e bebidas elaboradas, como pão de hibisco, patê de brócolis e couve-flor com ora-pro-nobis, águas aromatizadas de lavanda e borragem, bolo de camomila e girassol, omelete de capuchinha e geleia de rosas.

Cláudia Maffei, do setor de Educação Ambiental, explica que a apresentação à comunidade é resultado do trabalho desenvolvido desde 2016 junto às escolas e entidades, por meio do grupo de multiplicadores ambientais. “As capacitações foram realizadas de maneira interdisciplinar, ou seja, não restringimos o tema apenas às aulas de ciências”, afirma ela.

Para trabalhar o tema, os professores participaram de oficinas preparatórias sobre cultivo e colheita, valores nutricionais e cuidados no preparo, e uso culinário na prática, além de integrarem visitas técnicas a produtores de flores comestíveis. Após a mostra, será editado um livro com as receitas produzidas.

Participam as seguintes escolas e entidades:

- EMEF Pedro Cattani – flor de laranjeira
- EMEF Visconte de Cairu – brócolis e couve-flor
- EEEF São Marcos – hibisco
- IEE Irmã Teofânia – camomila e girassol
- EMEF Barão do Rio Branco – capuchinha
- COOPEG – calêndula
- Liga Feminina de Combate ao Câncer – flores com capacidade de prevenir o câncer
- EEEF Dante Grossi – rosa e dente de leão
- EEEF Santo Antônio – borragem e lanterna japonesa