13/04/2018

Mesmo no verão, Serra é a mais ofertada no Estado

Garibaldi é o quinto Município na lista

Os dados do Observatório do Turismo do Rio Grande do Sul mostram novamente a serra gaúcha como região mais ofertada no Estado. Mesmo no verão, os destinos famosos pelo clima frio foram elencados no topo. Garibaldi ocupa o quinto lugar na lista.

O levantamento compreende o período de dezembro de 2017 a fevereiro de 2018. Foram 170 empresas consultadas e 72 municípios ofertados entre 18 regiões turísticas. O objetivo do estudo é monitorar o posicionamento dos destinos turísticos gaúchos no mercado nacional, oferecendo aos municípios recursos para a gestão do processo de comercialização.

Na análise, mesmo quando o pacote refere-se às regiões turísticas, foi observado pontualmente quais municípios estão contemplados nele. Vale ressaltar também que o relatório contempla a oferta de produtos e não necessariamente sua aquisição.

Na amostra, o Observatório considera cinco quesitos: 1) a Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo (Pacet), da Fundação Getúlio Vargas – FGV, em relação ao faturamento; 2) critérios constantes no Plano de Marketing do Turismo do Rio Grande do Sul 2012/2015 – Setur; 3) cadastro da Associação Brasileira de Agências de Viagens – Abav/RS; 4) cadastro da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo – Braztoa; 5) Cadastro do Sindicato das Empresas de Turismo no Rio Grande do Sul (Sindetur).