09/10/2018

Mais de 80 exames são realizados em ação do Outubro Rosa

O mês de outubro é marcado pela prevenção da saúde feminina em todo o mundo. Além dos cuidados contra o câncer de mama, a luta do Outubro Rosa se estende a outras neoplasias que podem ocorrer no aparelho reprodutor feminino, como o câncer de ovário ou do colo do útero.

Para garantir a prevenção da saúde das mulheres garibaldenses, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, realizou uma ação no último sábado, dia 6, quando as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Central e São Francisco estiveram em funcionamento.

Foram realizadas mais de 50 coletas de citopatológico e mais de 30 exames de mamas, com encaminhamento para mamografias, nos casos necessários.

A iniciativa das mulheres que aproveitaram o dia para buscar atendimento foi elogiada pela secretária municipal da Saúde, Simone Agostini de Moraes. “É muito importante manter os exames preventivos sempre em dia. Quando o câncer é diagnosticado precocemente, a chance de cura é muito maior”, ela lembra.

Para chamar a atenção da população ao tema, prédios públicos são iluminados na cor rosa neste mês. Em Garibaldi, a fachada da Câmara de Vereadores, Igreja Matriz São Pedro e sede da Liga Feminina de Combate ao Câncer estão iluminadas em rosa. Além da decoração na cor, as UBSs disponibilizam material informativo para conscientizar, especialmente, sobre o autoexame regular das mamas.

A ação do Outubro Rosa integrou a programação alusiva aos 118 anos do município de Garibaldi, que terão sequência até o final deste mês.

Secretária Simone Agostini, equipe da UBS Central e da Liga Feminina de Combate ao Câncer