Prefeitura Municipal de Garibaldi

Município de Garibaldi
inicial / informações / notícias

Notícias

13/06/2018

Galeria de Porto Alegre recebe exposição desenvolvida em Garibaldi


Galeria de Porto Alegre recebe exposição desenvolvida em Garibaldi

“Torus: sete lados de uma paisagem” segue até setembro

A exposição Torus: sete lados de uma paisagem reúne obras desenvolvidas por sete artistas durante um período de imersão criativa realizado em Garibaldi, na serra gaúcha, dentro da Residência Artística Torus. A paisagem local e seus elementos são representados por meio de desenhos, vídeos, fotografias, simulação digital e pigmentos criados a partir de rochas da região. Concebida pelo casal de artistas Laura Cattani e Munir Klamt, a exposição marca o lançamento do projeto de residência.

Sobre a exposição
A exposição reúne um grupo de sete artistas, que trabalham com pintura, desenho, fotografia, escultura e vídeo: Bruno Borne, Dirnei Prates, Frantz, Guilherme Dable, Isabel Ramil, Marcos Fioravante e Marina Camargo. Os profissionais fizeram uma imersão de sete dias na residência Torus, com ampla liberdade de criação.

A mostra reflete as sete visões sobre elementos que intuitivamente são entendidos como naturais: paisagem, cor, ecossistema, tempo e luz; revelando uma coesão conceitual e/ou formal entre artistas unidos apenas pelo olhar sobre o mesmo lugar. Em Implantação em montanha, inspirada na estrutura de parreiras, Marina Camargo fez um projeto se apropriando do declive da serra para projetar uma instalação, assim como Dirnei Prates, com uma foto mediada por um filtro infravermelho, chamadaPerpendicular. Prates realizou, também, dois vídeos: Estio Relógio de Sol cujo tema é a aguçada percepção de tempo e da variação de luz que a residência lhe proporcionou. Mesmo tema abordado por Bruno Borne em Aurora, uma projeção de vídeo de um retângulo de luz sobre bosque noturno. Frantz, em Entre os que se dedicam a arte uns fazem por amor, outros por lucro se dedicou a mergulhos na potência cromática das rochas, triturando-as em busca de pigmento. Guilherme Dable (A única diferença é um contorno, uma paragem) e Marco Fioravante (Yo no creo en brujas, pero que las hay, las hay) foram atraídos pela intensa escuridão da noite e a instável topografia da serra. Isabel Ramil, com Transposição, trouxe uma visão poética sobre a vida rural e seus mananciais.

Os artistas apresentam faixas etárias e poéticas distintas, mas com o objetivo de que, pela vivência, pudessem estabelecer afinidades, percorrer trilhas simultâneas e pensar estratégias em comum. Torus: sete lados de uma paisagem traz uma seleção de parcela da produção que os artistas realizaram na residência, buscando evidenciar os diálogos e apontar caminhos futuros para a ocupação desse espaço.

A residência artística Torus
Torus é um projeto de residência artística criado pelos artistas Laura Cattani e Munir Klamt, localizado na área rural de Garibaldi. O objetivo é ser um laboratório de criação, um espaço de isolamento onde o processo criativo possa ser potencializado. Em meio a vales e um ecossistema deslumbrante, Torus é constituído por duas casas com ateliês multifuncionais, cercados de ampla área verde, que podem acolher artistas plásticos, fotógrafos ou escritores. O local é entendido como um espaço em que as ideias, as perspectivas e o processo criativo estabelecem caminhos distintos da vida cotidiana.

Serviço:
Exposição: Torus: sete lados de uma paisagem (Lançamento da residência Torus)
Curadoria: Laura Cattani e Munir Klamt
Artistas: Bruno Borne, Dirnei Prates, Frantz, Guilherme Dable, Isabel Ramil, Marcos Fioravante e Marina Camargo.
Período de visitação: 11 de junho a 28 de setembro de 2018.
Horário de visitação: de segunda a sexta, das 13h às 18h.
Local: Galeria Mamute - R. Caldas Júnior, 377 - Centro Histórico, Porto Alegre - RS
Entrada Gratuita

Fotos