19/02/2018

Estudantes das EMEFs voltam às aulas nesta segunda-feira

O ano letivo de 2018 inicia nesta segunda-feira, dia 19, e cerca de 2 mil estudantes garibaldenses iniciam uma nova jornada nas oito Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs).

Para acomodar as cerca de 540 crianças em idade pré-escolar (4 e 5 anos) a quem atende, a Secretaria Municipal de Educação (SMEd) passará a contar com novas turmas. Além das EMEFs, foram firmados contratos de cessão de uso junto às escolas estaduais Heitor Mazzini e Carlos Gomes, além da Ângelo Beal e João Machado Rosa, com quem já havia convênio.

O período de férias de inverno está programado para 23 a 29 de julho e o fim do ano letivo será em 12 de dezembro, para os estudantes que não precisarem de recuperação de estudos.

Formação docente
Para o retorno dos profissionais às salas de aula, as diretoras das escolas de Ensino Fundamental e Educação Infantil da rede municipal participaram de uma reunião técnica e administrativa de gestão escolar no dia 8 deste mês. O momento foi oportunidade para a realização de um círculo de acolhimento e reflexão. “Já que contamos com a lei que prevê a execução de ações da Justiça Restaurativa, por que não começar o ano realizando com a nossa equipe?”, propõe a secretária municipal de Educação, Simone Rosanelli Chies.

Na quinta-feira, dia 15, professores e funcionários assistiram à palestra motivacional “A qualidade do trabalho de um profissional depende sempre da qualidade de vida do seu coração e da sua alma”, com Adroaldo Lamaison. Cerca de 350 educadores participaram da atividade, na sede da Associação dos Motoristas de Garibaldi (AMG).

Houve um segundo encontro de formação continuada na manhã de sexta, dia 16, na CIC, onde os professores tiveram a oportunidade de aprofundar o assunto “Igualdade e Identidade de Gênero”, com a doutoranda nesta temática, professora Deisi Noro, como forma de instrumentalizar os professores para lidar com as diferenças cotidianas, caso surjam no ambiente escolar. “Conhecer as diferenças é a melhor forma de respeitá-las”, ressalta Simone.

Escola guiada por valores
Lançado no último ano, o projeto “Escola guiada por valores – Escola e família juntas na educação” será focado nas virtudes em 2018. Para os pais, haverá palestras com o psicólogo Tiago Guimarães ao longo do ano, abordando como desenvolver valores. Já para os estudantes, haverá esquetes teatrais com a mesma temática, com a companhia teatral Art’Manhas.

Operação Volta às Aulas
A Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, reforça a sinalização horizontal nas ruas das escolas com a Operação Volta às Aulas. Faixas de segurança e cordões receberam uma nova camada de tinta, para reforçar a atenção aos motoristas nas áreas de fluxo intenso de pedestres.

Palestra com Adroaldo Lamaison
    Palestrante Adroaldo Lamaison
    Palestra com Adroaldo Lamaison
    Prefeito Cettolin na abertura do ano letivo