10/06/2019

Escola Santo Antônio celebra 115 anos de fundação

Presente em quase a totalidade da história do município de Garibaldi, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Santo Antônio completou 115 anos de fundação na última semana e as comemorações ocorreram na sexta-feira, dia 7.

A escola foi fundada pelos Irmãos Maristas, em 1904, como instituição particular que lecionava apenas a homens. Os arredores do terreno foram utilizados para o plantio de videiras, usadas na produção de vinhos de missa e de mesa, dando origem à Granja Pindorama, uma das pioneiras do Brasil. Na década de 70, passou a ser administrada pelo Estado, admitindo também mulheres. Atualmente, a escola conta com cerca de 260 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

As comemorações foram iniciadas com o descerramento dos quadros de ex-diretores da escola na galeria localizada na instituição. Após, houve missa de ação de graças na igreja dos Capuchinhos, que contou com a participação de uma comitiva de irmãos Maristas.

Para encerrar as festividades, houve uma cerimônia seguida de jantar no Restaurante Marisa, onde autoridades se pronunciaram sobre o papel da escola na educação garibaldense. “Se Garibaldi se destaca pelo município que é, é por sua gente e entidades. Isso inclui a religiosidade e educação trazida pelos irmãos Maristas, freis Capuchinhos e irmãs de São José”, lembrou o vice-prefeito Antonio Fachinelli.

Em nome da Administração Municipal, Fachinelli entregou uma placa de homenagem à atual diretora, Marta Santarosa, em referência à importância da instituição de ensino na dedicação para educação de crianças e jovens, contribuindo para a formação de cidadãos garibaldenses.

Ex-diretora Antonieta
    Ex-diretor Leonir