30/06/2020

Distanciamento Controlado: Garibaldi retorna à bandeira laranja

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul divulgou na última sexta-feira, dia 26, a atualização das bandeiras das macrorregiões conforme o modelo de Distanciamento Controlado. Após a determinação da bandeira vermelha para a região de Caxias do Sul, a Amesne recorreu da decisão e a Serra acabou enquadrada na região na bandeira laranja, conforme divulgado nesta segunda, dia 29.

“Após a publicação dos dados por parte do Governo do Estado, nos reunimos virtualmente entre os prefeitos da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), fizemos uma rápida avaliação e a decisão foi recorrer”, afirma o prefeito de Garibaldi, Antonio Cettolin. “Os dados que tínhamos eram diferentes dos apresentados e o Governo acabou mantendo a bandeira laranja.”

Conforme o Estado, três regiões, incluindo Caxias do Sul, haviam ficado com a média final no limite da classificação entre laranja e vermelho, e foram classificadas em vermelho pelo critério de arredondamento. O Gabinete de Crise observou que as regiões tiveram dados estáveis e algumas melhoras na última semana, por isso, optou por reconsiderar a classificação, mantendo-as em bandeira laranja.

“Nosso comércio pode permanecer aberto esta semana, o que é uma notícia muito boa, mas precisamos continuar com o propósito de melhorar, não podemos relaxar nos cuidados e correr o risco de ficar na bandeira vermelha nas próximas semanas”, avalia Cettolin. “E para isso, é preciso a colaboração de todos”, reforça.

Esta segunda-feira, feriado do padroeiro de Garibaldi, São Pedro, foi oportunidade para mais uma mobilização no município. Equipes da Prefeitura estiveram nos principais acessos, na avenida Independência, acesso norte e sul, orientando a comunidade, medindo sua temperatura e entregando máscaras a quem não possuía. A ação foi mais uma forma de Garibaldi fazer sua parte para manter baixos os números da região.

A bandeira da próxima rodada do Distanciamento Controlado será divulgada na sexta-feira, dia 3, pelo Governo do Estado.