Prefeitura Municipal de Garibaldi

Município de Garibaldi
inicial / informações / notícias

Notícias

28/07/2020

Definido o patrono e o tema da Feira do Livro 2020


Definido o patrono e o tema da Feira do Livro 2020

O patrono da Feira do Livro 2020 de Garibaldi será o jornalista e editor de Esportes do Correio do Povo, Hiltor Paulo Mombach. A feira ocorrerá de 20 a 24 de outubro, de forma virtual. O tema da Feira do Livro 2020, definido pela comissão organizadora, é “120 anos de Garibaldi”.

Hiltor tem forte ligação com Garibaldi, passou sua infância aqui e ainda hoje têm familiares residindo no município. Aqui teve seu primeiro contato com a comunicação, aos 15 anos, como locutor na Rádio Difusora Garibaldi. Formado em Jornalismo e Letras, é autor do livro Quando o Corpo Grita, Síndrome do Pânico, com participação e leitura dos psiquiatras José Facundo Oliveira e Gildo Katz, Hiltor Mombach também participou no livro “Partidas” de José Facundo, assinado ainda pela poetisa e publicitária Claudia Schroeder.

Em seu livro, Mombach escreve sobre sua vivência com a síndrome do pânico, desde 1991. No livro, o autor relata a descoberta da doença, seu tratamento e as formas de como é possível, em alguns casos, prevenir a crise. Em um dos capítulos, relata como consegue, depois de um longo tratamento, pressentir um ataque de pânico, no que ele denomina de “pegar o pânico pelo rabo”. E o paradoxo da doença, pois coisas que o fazem muito feliz surgem também como as maiores ameaças.

Os livros de Mombach recebem destaque junto no tema da Feira do Livro 2020, ao trazer uma reflexão sobre as dificuldades e medos vivenciados pelos imigrantes, ao partir, principalmente da Itália, para uma terra totalmente desconhecida. Aqui semearam esperança e cultivaram a fé.

O secretário de Turismo e Cultura, Paulo Salvi reforça que esta edição da Feira do Livro será marcante. “Iremos realizar uma Feira do Livro inovadora, totalmente digital. Estamos vivendo uma pandemia, necessitamos superar nossos desafios e medos. Queremos que o tema dos 120 anos de Garibaldi possa inspirar muitas pessoas, enaltecendo o valor sentimental e cultural como legado de nossos antepassados”, destacou o secretário.

Também estão abertas as inscrições para o slogan deste ano, com o tema proposto, “120 anos de Garibaldi”.

A Feira do Livro 2020 é uma promoção da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura e Biblioteca Pública Municipal Frei Miguel. A Secretaria Municipal de Educação e o Conselho Municipal de Políticas Culturais (Concult) apoiam o evento. Mais informações no telefone (54) 3462 8235.
 
Crie o slogan da Feira do Livro 2020       
Toda a comunidade garibaldense está convidada a participar da criação do slogan da Feira do Livro 2020. O prazo de entrega dos trabalhos vai até 07 de agosto. A feira ocorrerá de 20 a 24 de outubro, de forma virtual.

O slogan deverá expressar a importância da leitura e observar o tema do evento 120 anos de Garibaldi. O Concurso é aberto a toda população residente em Garibaldi e cada pessoa poderá participar com apenas um slogan. Os critérios para o julgamento dos trabalhos serão os seguintes: originalidade, criatividade, correção linguística, coerência e coesão de ideias.

Os interessados deverão encaminhar o slogan em ficha própria disponibilizada pela Secretaria de Turismo e Cultura, para a Biblioteca Pública Municipal Frei Miguel, pelo e-mail biblioteca@garibaldi.rs.gov.br. O slogan selecionado será divulgado na imprensa e será utilizado no material de divulgação da Feira do Livro 2020. O vencedor do concurso receberá premiação. Confira o regulamento e Ficha de Inscrição em anexo.