Prefeitura Municipal de Garibaldi

Município de Garibaldi
inicial / informações / notícias

Notícias

09/07/2018

Definido o patrono e o tema da Feira do Livro 2018


Definido o patrono e o tema da Feira do Livro 2018

Concurso para slogan também abriu inscrições

O patrono da Feira do Livro 2018 de Garibaldi será o agrônomo, publicitário e cartunista Alexandre Beck. A feira ocorrerá de 02 a 06 de outubro, na Praça Loureiro da Silva. Também estão abertas as inscrições para o slogan deste ano, que considera o tema “Quadrinhos e a leitura”.

Com quase um milhão de seguidores no Facebook, o personagem Armandinho, criado por Alexandre, é um menino inteligente, bem-humorado e que, por meio de uma linguagem simples, provoca diversas reflexões. O garoto de cabelo azul e língua afiada foi arrecadando fãs, e, depois de ganhar a internet, tem suas tiradas irônicas e sagazes estampadas em nove livros.

A inspiração de Alexandre Beck para criar as histórias do Armandinho é o próprio mundo; bem como os costumes e os hábitos das pessoas. O catarinense atribui o sucesso do personagem a uma possível identificação do público com os filhos, alunos ou até mesmo com a própria infância.

Em sintonia com o trabalho do patrono, e por ser um gênero de grande identificação com o público, o tema da Feira do Livro 2018 será “Quadrinhos e a leitura.” Ao apresentar texto e imagem, as histórias em quadrinhos estabelecem uma ideia de complementaridade. Muito popular entre crianças e adolescentes, a ideia é discutir um gênero que, por muitas vezes, é o início da descoberta no mundo dos livros.

Beck entende que os Quadrinhos são bem abrangentes. “As tirinhas são uma pequena história em quadrinhos. Inclusive há tiras sequenciais, que dependem da leitura em sequência para compreensão, longas (não como as do Armandinho, que em geral funcionam isoladas) que depois são publicadas como revistas em quadrinhos”, explica. “Nas tirinhas - diferente de charges e cartuns, e mais parecido com quadrinhos - conseguimos desenvolver personagens, e mesmo tendo espaço limitado (são três ou quatro quadros), é possível desenvolver melhor uma ideia.”

O secretário de Turismo e Cultura, Paulo Salvi, destaca a importância do envolvimento da comunidade na Feira. “Reuniremos boas atrações para as escolas e para a comunidade, criando um ambiente diversificado em prol da cultura e do incentivo à leitura”, enfatiza.

A Feira do Livro 2018 é uma promoção da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura e Biblioteca Pública Municipal Frei Miguel. A Secretaria Municipal de Educação e o Conselho Municipal de Políticas Culturais (Concult) apoiam o evento. Mais informações no telefone (54) 3462 8235.

Crie o slogan da Feira do Livro 2018       
Toda a comunidade garibaldense está convidada a participar da criação do slogan da Feira do Livro 2018. O prazo de entrega dos trabalhos vai até 10 de agosto. A feira ocorrerá de 02 a 06 de outubro, na Praça Loureiro da Silva.

O slogan deverá expressar a importância da leitura e observar o tema do evento Quadrinhos e a leitura. O Concurso é aberto a toda população residente em Garibaldi e cada pessoa poderá participar com apenas um slogan. Os critérios para o julgamento dos trabalhos serão os seguintes: originalidade, criatividade, correção linguística, coerência e coesão de ideias.

Os interessados deverão deixar o slogan em ficha própria disponibilizada na Biblioteca Pública Municipal Frei Miguel (Av. Rio Branco, 317). O trabalho classificado será divulgado na imprensa e será utilizado no material de divulgação da Feira do Livro 2018. Durante o evento, haverá premiação para o vencedor. Confira os detalhes do regulamento no link.

Fotos

  • Tirinha Armandinho - criação de Alexandre Beck
    Tirinha Armandinho - criação de Alexandre Beck
  • Tirinha Armandinho - criação de Alexandre Beck
    Tirinha Armandinho - criação de Alexandre Beck