28/08/2020

Cuidados simples são fundamentais no combate ao coronavírus

Passados cinco meses do início da pandemia do coronavírus, ainda não foi descoberta uma vacina ou cura ao Covid-19. Mas as recomendações para se proteger do vírus seguem as mesmas, de acordo com o Ministério da Saúde.

São cuidados simples de higiene e distanciamento social, mas extremamente necessários e fundamentais para evitar o alastramento do vírus.

As recomendações do Ministério da Saúde para prevenir a Covid-19 são as seguintes:

- Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%. Essa frequência deve ser ampliada quando estiver em algum ambiente público (ambientes de trabalho, prédios e instalações comerciais, etc), quando utilizar estrutura de transporte público ou tocar superfícies e objetos de uso compartilhado.

- Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com a parte interna do cotovelo. Depois, higienize as mãos.

- Não tocar olhos, nariz, boca ou a máscara de proteção fácil com as mãos não higienizadas.

- Se tocar olhos, nariz, boca ou a máscara, higienize sempre as mãos como já indicado.

- Mantenha distância mínima de 1 metro entre pessoas em lugares públicos e de convívio social.

- Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico.

- Higienize com frequência o celular, brinquedos e outro objetos que são utilizados com frequência.

- Não compartilhe objetos de uso pessoal como talheres, toalhas, pratos e copos.

- Evite circulação desnecessária em locais públicos.

- Durma bem e tenha uma alimentação saudável.

- Utilize máscaras em todos os ambientes. Elas funcionam como barreira física, impedindo que partículas maiores de secreções (saliva, por exemplo) contaminadas cheguem até seu nariz e sua boca. Além disso, evita que o doente espalhe secreções pelo ambiente.

- Fique atento aos sintomas (tosse, espirro, dor de garganta, febre, dor de cabeça, mialgia, coriza, etc.), evite contato próximo com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, busque orientação nos serviços de saúde e siga as recomendações do profissional especializado.

Uso de máscaras