Prefeitura Municipal de Garibaldi

Município de Garibaldi
inicial / informações / notícias

Notícias

14/09/2020

Covid-19: ampliada testagem para serviços essenciais


Covid-19: ampliada testagem para serviços essenciais

Para combater o coronavírus, é preciso saber onde ele está. Por isso, a Prefeitura de Garibaldi atua na ampla testagem da população.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza o exame RT-PCR em pacientes com sintomas, uma vez que detecta a presença do vírus no organismo. O teste utiliza secreções respiratórias da orofaringe (garganta) ou nasofaringe (nariz), coletadas com a ajuda de cotonetes.

Além disso, também são realizados testes rápidos, os quais identificam se o corpo do paciente criou anticorpos de defesa contra o coronavírus. Esses são realizados depois do 10º dia dos sintomas.

A SMS realiza a testagem de profissionais de serviços essenciais, que não tiveram suas atividades suspensas desde o início da pandemia e, por isso, estão mais expostos à contaminação pelo vírus.

Após a realização dos testes rápidos em funcionários de mercados, comércios de alimentos, farmácias, postos de combustíveis, bancos, agências lotéricas e revendas de gás, agora os exames são oferecidos também a profissionais que atuam em funerárias.

A Vigilância Epidemiológica solicita aos funcionários dos serviços essenciais citados que não tenham realizado o teste e tenham interesse para que entrem em contato e agendem um horário na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, pelo telefone (54) 3462 8138. No dia do teste, será necessário levar a carteira de trabalho, para comprovar o vínculo nas empresas de serviços essenciais.

Pacientes que já realizaram o exame PCR positivo não têm necessidade de refazer, pois o teste rápido pode permanecer positivo por meses sem significar infecção ativa, mas sim a criação de células de defesa contra o vírus.

Fotos