15/06/2018

Congresso de COMTURs é marcado por cases internacionais e homenagens

Garibaldi foi sede de um importante evento voltado ao planejamento do turismo. O 3º Congresso de COMTURs que ocorreu na quinta-feira, 14, foi realizado na CIC local e teve como foco de discussão a “inovação e criatividade na gestão pública do turismo”.
Promovido pela Associação de Turismo da Serra Nordeste (Atuaserra), Conselheiros Municipais de Turismo e profissionais do setor turístico de diversas cidades do RS, inclusive representantes de instâncias turísticas de outros Estados, como Santa Catarina e Paraná, integraram o congresso.

Na abertura do evento, o vice-prefeito de Garibaldi, Antonio Fachinelli, reforçou a importância de trabalhar o setor de forma conjunta. “O turismo precisa de soluções regionais”, definiu. Para o presidente da Atuaserra e presidente do Comtur de Garibaldi, César Nicolini, a necessidade é de um turismo sustentável. “Queremos que moradores e turistas se sintam bem em nossas cidades, evitando o turismo de massa”. Citou ainda a importância das cidades buscarem sua verdadeira identidade para oferecem produtos e experiências genuínas aos visitantes.

Após, as apresentações internacionais foram os grandes destaques do dia. O Dr. Douglas Pearce explicou, com o auxílio de um tradutor, como é realizada a gestão de destinos turísticos da Nova Zelândia, um país pequeno em território, mas que recebe um número expressivo de turistas. Já o peruano Dr. Federico Vignati abordou com simplicidade e simpatia a inovação e a criatividade no setor público, e ainda deixou questionamentos para reflexão: “será que realmente falta criatividade e inovação na gestão pública ou nos falta execução, foco na entrega?”. Além da experiência internacional, os professores Dra. Fábia Trentin; Dr. Vander Valduga; Dr. José Elmar Feger; Dr. Carlos Eduardo Silveira; Me. Rosi Fritz; e Esp. Gilberto Durante se apresentaram ao longo da quinta-feira.

Outro momento importante desta edição foram as homenagens prestadas a dois grandes incentivadores do turismo regional: Lourdes Fellini, uma das pioneiras no Estado a participar da criação dos Conselhos Municipais de Turismo da Serra Gaúcha - Região Uva e Vinho, e Tarcísio Michelon, empreendedor que acreditou e investiu no desenvolvimento do turismo, tanto no segmento hoteleiro, quanto no turismo rural.

Coube ao Secretário de Turismo e Cultura de Garibaldi, Paulo Salvi, realizar a fala de encerramento. “Agradecendo a todos que estiveram na Capital do Espumante durante este memorável congresso, que trouxe palestrantes renomados e experiências únicas aos congressistas”.

O 3º COMTURs teve o Patrocínio de Sicredi e apoio de: Prefeitura Municipal de Garibaldi, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura; Câmara de Indústria, Comércio, Avicultura e Serviços - CIC de Garibaldi; Associação de Pequenas e Médias Empresas de Garibaldi – Apeme; Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho – SEGH; Roteiro 1ª Colônia da Imigração Italiana; Universidade Feevale; Instituto Federal do Rio Grande do Sul; Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves - CNEC; Universidade Federal do Paraná - UFPR; Universidade Federal Fluminense - UFF; VideoMakers; Enterprise; Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Estado do Rio Grande do Sul - SEDACTEL.

As palestras foram transmitidas ao vivo no Facebook da entidade: https://www.facebook.com/atuaserra. Os slides disponibilizados pelos palestrantes estão disponíveis para download no endereço: https://bit.ly/2tixpuH. O próximo congresso já está marcado para o dia 23 de maio de 2019 em Flores da Cunha.

Vice-prefeito Antonio Fachinelli
    Secretário municipal de Turismo e Cultura, Paulo Salvi, e palestrante neozelandês Douglas Pierce