11/07/2017

Confirmados recursos para recuperação da estrada Alencar Araripe

Em visita a Brasília desde segunda-feira, dia 10, o prefeito Antonio Cettolin busca recursos para a viabilização de diferentes projetos para Garibaldi.

Em reunião com o chefe de gabinete do Ministério da Integração Nacional, Gustavo Canuto, foi confirmada a destinação de R$ 997.344,00 para a recuperação da estrada Alencar Araripe. Ao município, cabe a contrapartida de R$ 233.442,00.

“Nossa vontade sempre foi que isso acontecesse antes, mas será uma obra que demanda muitos recursos, além de cuidados técnicos. Queremos editar essa obra ainda neste sábado”, adianta Cettolin, que permanece na capital brasileira até quinta-feira. A previsão para o início das obras é de cerca de dois meses.

A estrada que Santo Antônio do Araripe a Linha Araújo e Souza sofreu desabamentos devido a excessos de chuvas em outubro e dezembro de 2015. Técnicos do ministério estiveram em Garibaldi para vistoriar a estrada no início do ano, coletando informações para autorizar o município a licitar a obra.

O projeto envolve: recuperação da estrada intermunicipal (detonação do paredão de pedra para a construção de nova pista); drenagem pluvial, com abertura de valas na rocha e canaletas, para evitar nova erosão; pavimentação asfáltica e sinalização viária; e recuperação da parte degradada, removendo o solo desagregado e formando um novo barranco, mais suavizado e com grama, também para prevenir novos deslizamentos.

Vistoria dos técnicos do Ministério da Integração, ocorrida em janeiro deste ano