20/03/2017

Carnês do IPTU 2017 começam a ser distribuídos

A Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda, informa que os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) começaram a ser entregues na sexta-feira, 17 de março. O vencimento da primeira parcela é no dia 17 de abril, mesma data para o pagamento em cota única, com desconto de 5%.

O reajuste em relação ao ano anterior é de 7,19%, ou seja, para quem optar pelo pagamento em cota única o reajuste será de apenas 2,19%. O vencimento da 2ª parcela é em 15/05 e da 3a em 19/06.

Assim como no ano passado, as guias do Imposto sobre Serviços Fixos (ISSF), Taxa de Licença de Localização e Fiscalização de Estabelecimentos e Alvarás da Vigilância Sanitária, estão disponíveis para impressão no site da prefeitura www.garibaldi.rs.gov.br (Serviços On-Line – Serviços Fazendários).

O montante arrecadado pelo IPTU é investido em demandas básicas do município, principalmente nas áreas da saúde e educação, nas quais Garibaldi investe percentuais superiores aos determinados pela Constituição. A previsão de arrecadação deste ano é de R$ 3,8 milhões.

De acordo com o secretário municipal da Fazenda, Antonio Fachinelli, a administração está trabalhando na correção de distorções existentes, principalmente quanto ao valor venal dos imóveis, cuja defasagem já foi apontada pelo Tribunal de Contas. “A contribuição retorna em benefícios para a qualidade de vida dos garibaldenses”, acrescenta o secretário.

Os contribuintes que não receberem os carnês até o final do mês devem entrar em contato com a Secretaria da Fazenda, pelo telefone 3462-8214.

Cronograma de pagamento IPTU 2017:
17/04 - 1ª parcela e cota única (desconto de 5%)
15/05 - 2ª parcela
19/06 - 3ª parcela