Prefeitura Municipal de Garibaldi

Município de Garibaldi
inicial / informações / notícias

Notícias

23/10/2019

Biblioteca Frei Miguel comemora 60 anos


Biblioteca Frei Miguel comemora 60 anos

No próximo dia 29 de outubro será realizada, às 13h30min, uma solenidade em comemoração aos sessenta anos de fundação da Biblioteca Pública Municipal Frei Miguel. O evento é gratuito e aberto para toda a comunidade e terá a apresentação do recém-formado Grupo de Choro Atraente.

A Biblioteca foi criada em 29 de outubro de 1959, através da Lei Municipal nº 583, resultado da fusão do acervo da antiga Biblioteca Municipal, que se localizava na Prefeitura, e do acervo da Biblioteca Rex Populi, fundada em 1948 e administrada pela Ação Católica - no mesmo ano, foi realizada a 1ª Feira do Livro de Garibaldi.

O nome da biblioteca homenageia Frei Miguel de Alfredo Chaves, ordenado presbítero no município em janeiro de 1941. O religioso se destacou pela organização de associações e movimentos leigos. Como pároco foi responsável pela reforma da Igreja Matriz São Pedro e pela aquisição do grande órgão de tubos.

Atualmente, o acervo da Biblioteca Pública Municipal Frei Miguel é composto por 32 mil exemplares, entre livros, periódicos e jornais. A média mensal de empréstimos é de 2.000, e a quantidade de usuários cadastrados é de 8.500 pessoas. É possível conferir os itens do acervo no catálogo da biblioteca online.

De acordo com a bibliotecária Lara Santos, ainda que existam mecanismos de buscas online, um dos encontros mais desafiadores e maravilhosos do mundo ocorre por meio da Biblioteca Pública. “É neste espaço em que se reúnem os homens e seu conhecimento – não apenas para ciência, mas para cultura, lazer e aprendizado. Jorge Luís Borges já dizia que “imaginava o paraíso como uma espécie de biblioteca” e eu, enquanto bibliotecária, tenho certeza que a Biblioteca Pública Frei Miguel é o paraíso dos moradores de Garibaldi” declarou.

A atividade também integra programação de comemoração dos 119 anos de Garibaldi. A realização é da Biblioteca Pública Frei Miguel e conta com o apoio da Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura. 

Fotos