11/06/2019

Audiência sobre malha viária regional reuniu secretários estaduais

A condição das rodovias da microrregião da Serra Gaúcha e as medidas necessárias para sua reparação foram tema de encontro realizado em Garibaldi nesta segunda-feira, dia 10.

Liderada pelo prefeito de Garibaldi, Antonio Cettolin, a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), junto à Associação de Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), com apoio da Câmara de Indústria e Comércio - CIC Garibaldi, realizaram uma reunião para debater a recuperação, duplicação e o estudo para concessão da malha viária da microrregião, ocorrida no auditório da CIC.

O encontro reuniu prefeitos, vereadores, secretários municipais, deputados, entidades empresariais e a imprensa da região, contando com a presença dos secretários estaduais de Logística e Transportes, Juvir Costella; Governança e Gestão Estratégica, Cláudio Gastal; e Extraordinário de Parcerias, Bruno Vanuzzi.

O debate enfatizou as rodovias ERS-446 (São Vendelino a Carlos Barbosa), ERS-122 (São Vendelino a Farroupilha), RSC-453 (Bento Gonçalves a Farroupilha) e VRS-813 (Garibaldi a Farroupilha). "Há muita produção escoada nessas rodovias, precisamos agir para que este trabalho se mantenha com segurança e vidas sejam preservadas", avaliou Cettolin.

Segundo Costella, ainda nesta semana o Governo do Estado lançará um programa de recuperação de estradas em todo o Rio Grande do Sul e as rodovias da região devem ser contempladas. Para os próximos meses, será dado início a estudos para a viabilidade das melhores alternativas para soluções definitivas, com a possibilidade de parcerias público-privadas.

Acesso a Tamandaré
Na oportunidade, o secretário Costella anunciou a entrega do pré-projeto para alternativa de acesso ao bairro Tamandaré pela RSC-453. A medida foi solicitada pelo prefeito Cettolin e entidades garibaldenses em visita do secretário ao local no mês de março, quando pode conferir o grande fluxo de veículos que trafega no ponto.

A ideia é realizar uma audiência pública para apresentar o estudo à comunidade. “Este ponto precisa de uma ação imediata, que deve incluir duplicação da pista”, adiantou Costella.

Presidente da Famurs, prefeito de Garibaldi, Antonio Cettolin
    Presidente da Amesne, prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin