16/04/2018

Atenção à saúde vocal é lembrada no Dia Mundial da Voz

Nesta segunda-feira, 16 de abril, é lembrado o Dia Mundial da Voz. Assim como outras partes do corpo, as cordas vocais também merecem atenção para manterem-se saudáveis e em pleno funcionamento.

O fonoaudiólogo é o profissional que trabalha com a voz em suas várias formas de apresentação ou alteração. Conforme explica a fonoaudióloga da Secretaria Municipal da Saúde de Garibaldi (SMS), Rosáli Giacobbo Fantinel, a terapia vocal favorece o conhecimento sobre o funcionamento vocal e como manter a voz sempre saudável.

“Os aspectos respiratórios, emocionais, alimentares e de esforço são devidamente avaliados e trabalhados, uma vez que a voz reflete a nossa personalidade e como estamos cuidando do nosso corpo como um todo”, explica Rosáli. Muitas alterações vocais são decorrentes do um mau uso da voz e, na sua maioria, são sanadas exclusivamente com terapia vocal.

O tratamento com fonoaudiólogo pode ser prescrito a todas as disfunções na fala, voz, audição ou aprendizagem, independentemente de idade. Entre os serviços oferecidos pela SMS, ainda estão exames de audiometria e encaminhamentos para próteses auditivas.

Algumas dicas para manter a voz sempre saudável:

- Beba água em temperatura ambiente e em pequenos goles. Um corpo permanentemente hidratado significa pregas vocais hidratadas e com melhor flexibilidade e vibração.

- Mantenha uma alimentação equilibrada, sem muitas de horas de jejum, mastigando bem cada alimento a ser ingerido. Quanto mais tempo sem comer, mais o estômago fica suscetível a inflamações e pode levar ao refluxo, irritando as pregas vocais.

- Coma maçã, pois é adstringente e limpa o trato vocal.

- Exercite sua respiração, levando o ar até o abdômen e expandindo as costelas. Isso amplia sua capacidade pneumofonoarticulatória. Não eleve os ombros e o peito na respiração.

- Enquanto estiver falando, mantenha a postura de corpo ereto, no eixo, porém relaxada, principalmente a cabeça. Para diminuir a tensão na região dos ombros e do pescoço, boceje e espreguice diversas vezes ao dia.

- Rouquidão, pigarro e dor de garganta frequentes são sinais de que algo não está bem. Procure um médico!