30/05/2012

Administração e comunidade juntos pela restauração da Cezeta

A Prefeitura Municipal de Garibaldi, com o objetivo de preservar a história da comunidade garibaldense, realizou na noite desta segunda-feira, dia 28, mais um encontro com a comunidade de Linha Presidente Soares para tratar sobre a restauração da Igreja Santo Antônio, popularmente conhecida como Cezeta.

Trata-se de um importante monumento religioso que faz parte da história da Terra do Champanha. No entanto, como este patrimônio encontra-se construído sobre uma área privada e ainda não foi Tombado Historicamente, a Administração não possui amparo legal para restaurá-lo.

Ivan Brugalli, Diretor de Captação da Prefeitura de Garibaldi, destacou, durante o encontro desta segunda-feira, que o Poder Público está comprometido com a restauração e preservação deste importante patrimônio religioso e histórico municipal, mas que, para isso, necessita desenvolver uma parceria com a comunidade.

Finalizando o encontro, Luis Pasini proprietário do terreno sobre o qual foi erguida a Cezeta, destacou que disponibilizará a área em que se encontra o monumento para que as restaurações possam ser executadas. A comunidade de Linha Presidente Soares também se comprometeu em fundar uma associação que tratará dos encaminhamentos legais para a recuperação, restauração e preservação deste importante patrimônio.

O Poder Público colocou-se à disposição da comunidade para colaborar com o que for possível legalmente, destacando que dará encaminhamento ao processo de Tombamento da Cezeta.

Saiba mais

A Igreja de Santo Antônio, popularmente conhecida como Cezeta, está localizada em Linha Presidente Soares, no interior de Garibaldi. Esta pequena capela é a igreja mais antiga de Garibaldi e, segundo pesquisas, pode ser a igreja mais antiga da colonização italiana no Rio Grande do Sul. Segundo Vicente Silveira, membro do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Garibaldi – COMPHAC, a igreja data do primeiro período da pedra bruta, ou seja, ela foi erguida com pedras do próprio local, na década de 1880.

A Igreja de Santo Antônio foi utilizada até 1902, quando deu lugar à atual Igreja de São Caetano, de Linha Presidente Soares.

Em novembro de 2010, um grupo de voluntários realizou a cobertura da Igreja, com o objetivo de conservá-la e protegê-la de intempéries. Infelizmente, há alguns meses esta cobertura ruiu durante um forte vendaval, deixando a Cezeta sem proteção.

Um grupo de voluntários já está se mobilizando novamente para executar a recolocação do telhado enquanto se ajustam os trâmites legais para seu tombamento e posterior restauração.

Comunidade reúne-se com Administração para tratar sobre Cezeta
    Igreja de Santo Antônio, mais conhecida como Cezeta