Programa Municipal de Coleta Seletiva
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente tem implantado o Serviço de Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos Urbanos em toda a área urbana do município de Garibaldi e no interior.
Mensalmente são coletados cerca de 560 toneladas de resíduos (Lixo Seco e Orgânico) e o Município gasta mensalmente em torno de R$214.000,00 com coleta, pesagem, transbordo, triagem e destinação final dos resíduos gerados no Município (Informações/SMMA/2017).
A Coleta Seletiva consiste em separar o resíduo seco (reciclável) do resíduo orgânico. Com esta separação diversos materiais podem ser reutilizados através do processo de reciclagem, diminuindo o volume de lixo destinado ao aterro sanitário e evitando impactos ambientais. Além de contribuir com a limpeza da cidade.
O que entregar para a Coleta Seletiva
Lixo Seco
- Papéis: jornais, revistas, papelão, papel, caixinhas de leite.
- Plásticos: garrafas de refrigerante (PET), embalagens plásticas, sacos e sacolas plásticas, potes plásticos em geral.
- Vidros: garrafas, copos, frascos de vidro.
- Metais: latinhas de alumínio, latas de conservas e óleo, latas de tinta.
Lixo Orgânico
Restos de alimentos, cascas de frutas, cascas de ovos, fezes de animais, borra de café, erva-mate, papel higiênico, lenços, fraldas, absorventes, roupas, podas de jardins domésticos.
O que NÃO entregar para a Coleta Seletiva
Óleo de Cozinha usado: Deve ser entregue nos pontos de coleta do Município.
Lâmpadas Fluorescentes: Embale separadamente as lâmpadas fluorescentes queimadas e devolva ao local onde comprou. (Lei Municipal nº 3.426/2005)
Pilhas e Baterias: Devolva no local onde comprou, postos de coleta ou assistência técnica autorizada. (Resolução CONAMA nº 257/1999).
Eletrônicos: Entregue nas campanhas específicas de coleta, divulgadas previamente pela Prefeitura.
Entulhos de Construção: Armazene de modo correto e chame o Tele-entulho para destinar de maneira adequada o material. (Resolução CONAMA nº 307/2002)
Pneus: Entregue nas borracharias quando for feita a troca por pneus novos.
COOPERATIVAS de Reciclagem
Garibaldi conta atualmente com uma cooperativa de reciclagem, a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Garibaldi – COOCAMREG, que recebe o apoio e incentivo da Prefeitura, gerando emprego e possibilitando a reciclagem de resíduos no município.
As pessoas podem levar os resíduos recicláveis (papel, papelão, plástico) à Cooperativa. Contato pelo telefone (54) 9-9901 9072.